Publicidade

Rede pública apresenta crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática

Por 9 meses atrás

Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023 apontam dados positivos na Educação goiana. Segundo os dados, houve crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na rede pública de ensino. A conclusão do levantamento foi apresentada pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, nesta sexta-feira (15).

De acordo com os dados apresentados, um movimento da Educação pública de Goiás fez a avaliação realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio registrou crescimento com equidade entre a capital e o interior, em todas as regionais de Educação de Goiás. A secretária avalia que o crescimento da proficiência comprova que os alunos estão aprendendo o conteúdo ensinado.

Publicidade

Em relação ao avanço nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, os dados também são positivos. No Ensino Fundamental, em Português, o salto foi de 255,6 para 265,6, se comparado ao ano passado. Já em Matemática, o crescimento foi maior, saltando de 250,4 para 263.

Publicidade

No Ensino Médio, em Língua Portuguesa os números foram de 267 para 278,2 e em Matemática, de 265,3 para 276.

Publicidade

Investimentos

De acordo com Gavioli, os avanços provêm do compromisso do Governo Estadual com a Educação, ressaltando os valores que o governador Ronaldo Caiado investiu na área de 2019 a 2023, de R$ 6,4 bilhões. “Não estamos dizendo que a rede não tem problema, ela tem. Ela é viva. Tudo que fazemos a gente pode melhorar. Os dados comprovam que o caminho percorrido está certo, com resultados de crescimento com equidade, na capital e interior, em todas as regionais de Educação do estado”, diz.

Publicidade

No total, atualmente, Goiás tem 1004 escolas públicas estaduais que atendem 458 mil estudantes no Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial. Essas unidades receberam investimentos para melhorias em infraestrutura, com obras de construção, reforma e ampliação, além de aquisição de equipamentos e laboratórios, investimento em tecnologia e em mias acesso à conectividade.

Foi destacada ainda a renovação da frota dos ônibus escolares, a otimização de rotas e acompanhamento do Transporte Escolar, que se inserem no viés da segurança dos estudantes. Um outro ponto ressaltado é o aumento de 300% dos recursos do Tesouro Estadual destinados à Merenda Escolar foram instituídos para garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual.

Publicidade
Compartilhar
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.