{nomultithumb}
A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com Perfil Pediátrico do Centro-Oeste, foi inaugurada nesta quarta-feira (24/07), em Anápolis. A unidade terá capacidade para atender até sete mil crianças e adolescentes menores de 16 anos. A prefeitura assinou contrato com a Fundação Universitária Evangélica (Funev), Organização Social (OS) e o repasse será de mais de R$ 1,6 milhão mensais.
O prefeito Roberto Naves explicou que a contratação da OS foi necessária pelo caráter de urgência em se inaugurar a unidade, já que os atendimentos pediátricos no município estão prejudicados depois do anúncio da Santa Casa de Misericórdia de que o Pronto Atendimento será fechado.
“Estamos no limite prudencial e não poderíamos contratar médicos e demais profissionais diretamente pela Prefeitura, por isso terceirizamos o serviço”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura promove regularização de débitos com descontos que variam de 100 à 50% em Anápolis; Veja como vai funcionar
O secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, contabilizou os investimentos neste mês na área da saúde e disse que R$ 10 milhões foram utilizados para comprar equipamentos como aparelhos de raios-X, mamógrafo e tomógrafo.
“Neste mês retomamos as obras nas UBS no Residencial Leblon e na Vila Norte, além do início das obras no antigo Cais Progresso, que depois de pronto, passará a ser a UPA Norte, ampliando ainda mais a capacidade de atendimentos à população anapolina”, afirmou.
O local será ainda utilizado como unidade escola para a Faculdade de Medicina, seguindo rígidos protocolos exigidos pelo Conselho Federal da categoria para a residência médica.
Atendimento para sete mil crianças
A estrutura do prédio conta com cinco consultórios médicos, farmácia, ludoteca, dois isolamentos, salas de nebulização, estabilização, medicação, coleta, curativo, raios-X, leitos de observação e setor de urgência com reanimação. A capacidade é para até sete mil atendimentos a crianças e adolescentes menores de 16 anos.
A equipe é multidisciplinar composta por médicos pediatras, clínicos e ortopedistas (apenas na área infantil); enfermeiros; técnicos de enfermagem, gesso e raios-X; assistente social, nutricionista, farmacêutico, biomédico, psicólogo e psicopedagogo.
Segundo o diretor de Urgência e Emergência da Prefeitura de Anápolis, Eduardo Sardinha, a nova unidade vai absorver toda a demanda da UPA da Vila Esperança e na Santa Casa de Misericórdia. “Significa que, além de melhorar o atendimento às crianças e adolescentes, vamos desafogar a UPA da Vila Esperança em 30%, agilizando também o atendimento aos adultos naquela unidade”, destacou.