22 de novembro de 2024
Mobilidade • atualizado em 27/06/2024 às 13:06

Primeira plataforma do BRT Norte-Sul, é inaugurada em Goiânia

A Estação Cívica Rua 83 está prevista para iniciar seu funcionamento no final de agosto deste ano
Prefeito Rogério Cruz deu detalhes do projeto durante a solenidade de inauguração. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).
Prefeito Rogério Cruz deu detalhes do projeto durante a solenidade de inauguração. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).

Na manhã desta quinta-feira (27) foi inaugurada a primeira plataforma do BRT Norte-Sul, localizada na Praça Cívica, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A Estação Cívica Rua 83 está prevista para iniciar seu funcionamento no final de agosto deste ano. “A obra física já está concluída. São 31 estações em que a RedeMob Consórcio está responsável em finalizar e entregar “, afirmou o prefeito Rogério Cruz durante a solenidade de inauguração.

A plataforma chama a atenção pelo investimento em tecnologia e sustentabilidade. As catracas, o serviço de informação, a segurança e até as portas automáticas foram desenvolvidas de forma a priorizar a segurança e conforto dos usuários. A estação conta com painéis, totens informativos e interativos, sinalização, Wi-Fi gratuito, torre para recarga de celular, portas automáticas e segurança com sistema e câmeras para reconhecimento facial.

“São estações totalmente tecnológicas e com acessibilidade plena, não tem nada parecido em Goiânia hoje e olha lá se tem no Brasil. Nesse primeiro momento, serão 60 ônibus, sendo 10 ônibus elétricos, que continuarão no BRT Norte-Sul. Os 50 ônibus patrão disel, eles serão trocados conforme a chegada dos novos ônibus elétricos, até completar 100% da frota elétrica pronta para o BRT Norte-Sul”, explicou o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa.

“Nós queremos não só fazer um resgate, mas melhorar. Goiânia vai ter um transporte que nenhuma outra cidade do Brasil tem. E tudo isso que nós estamos executando parte já está sendo entregue. Tem muito ainda para executar, mas todo esse plano tem sido referência nacional. Nós temos sido convidados a mostrar o nosso modelo em outros estados do Brasil, em outras regiões metropolitanas”, enfatizou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O BRT todos sabem que é uma obra que a Prefeitura de Goiânia abraçou com muito carinho. É um sistema melhor do que outros que já existem no Brasil. Hoje nós temos a tecnologia de ponta para as pessoas que poderão pagar as suas passagens com cartões de aproximação ou débito, como também por meio daqueles criados pela Nova RMTC, que são Cartão Família, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador, entre outros.

Rogério Cruz

Vale lembrar que o Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC) é uma parceria do Governo de Goiás e das prefeituras de Goiânia e da Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade) para a realização de uma série de investimentos no transporte coletivo por meio dos recursos destinados ao subsídio tarifário.

Trecho 1 do BRT

O trecho 1 do BRT Norte-Sul começa no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, e vai até o Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. Porém, a obra enfrentou entraves na licitação. Rogério Cruz afirma que agora a obra já está em fase final de licitação. “Com o trecho 1 nós tivemos grandes dificuldades do início da nossa gestão. A empresa que ganhou a gestação já estava em fase abandono. Nós tentamos, mas não conseguimos”, iniciou.

Segundo Cruz a prefeitura ainda manteve mais 6 meses de conversa, mas que infelizmente a negociação não deu certo. “Algumas tentativas de alterações foram feitas em Aparecer de Goiânia, travou um pouco o projeto que é do Governo Federal, qualquer alteração tem que se mostrar ao Ministério da Infraestrutura por causa da mudança. Tivemos algumas situações e resolvemos”, garantiu.

Tecnologias presentes na Estação Cívica Rua 83

Estação conta com painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).

Confira demais tecnologias presentes na Estação Cívica Rua 83 que está prevista para iniciar seu funcionamento no final de agosto deste ano:

  1. Portas automáticas;
  2. Painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários;
  3. Um mapa mostra a integração da rede de transporte coletivo, tudo distribuído estrategicamente pela estação;
  4. Relógio artístico interage com os usuários minimizando o tempo de espera;
  5. QR Codes vão auxiliar no acesso aos serviços e informações do transporte público da Grande Goiânia;
  6. Totem interativo de serviços, que vai permitir consultas a diversos serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), como cartões, informações sobre o aplicativo SimRMTC, itinerários e Bilhete Único;
  7. Acesso a uma central de controle inteligente, que contará com ajuda humana para apoio em caso de qualquer dificuldade, prestará informações e suporte em tempo real;
  8. Wi-fi gratuito;
  9. Torre para carregar celular;
  10. Sistema automático que vai comandar a abertura e fechamento da estação;
  11. Câmeras de reconhecimento facial
  12. Controle de acesso inteligente;
  13. Posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local;
  14. Catracas com padrão antivandalismo, gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs);
  15. Máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.
  16. Sistema de áudio com informações;
  17. Acessibilidade aos usuários do serviço;
  18. Iluminação cênica proporcionando beleza e maior segurança.

Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia