23 de novembro de 2024
Goiânia

Prefeitura reabre Centro de Convivência Cuca Fresca

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabriu o Centro de Convivência Cuca Fresca. A unidade funciona em novo local, no setor Jardim América, ao lado do Ambulatório Municipal de Psiquiatria, desde terça-feira, 28. Com o objetivo de promoção da saúde, o serviço compõe a Rede de Atenção Psicossocial da capital e é aberto para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Dentre os serviços oferecidos pelo Cuca Fresca estão oficinas de informática, dança, música e artes, além de atividades de esporte e lazer. Os usuários podem ter acesso espontaneamente ao Centro ou serem direcionados por outras unidades, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo. Além de ampla área de convivência com pebolim, mesa de ping pong e jogos de tabuleiro, o ambiente conta com computadores com acesso à internet e três salas multiuso. Inicialmente o corpo técnico da unidade é composto por psicólogos, musicoterapeuta, arteterapeuta, profissionais de educação física e assistentes administrativos.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, defende a reabertura de unidades de saúde fechadas no município e ressalta que a gestão trabalha para retomar as atividades nos locais que estavam com o atendimento paralisado. “O Cuca Fresca é um importante espaço de convivência para os goianienses. O ambiente possibilita a inclusão de atividades sociais e de cultura e lazer à rotina dos frequentadores”, destaca. Numa perspectiva de promoção de saúde, o Centro contribui para desenvolver habilidades de sociabilidade dos usuários do SUS.

Criado em 2012, o Cuca Fresca teve as atividades suspensas em setembro de 2016, ainda na gestão anterior. Durante o período de interrupção do serviço, os usuários vinculados ao Centro de Convivência continuaram frequentando as unidades assistenciais de referência em saúde mental de Goiânia, como os Caps.  Em junho deste ano, a secretaria de Saúde da capital assinou um Termo de Ajuste de Conduta com a Defensoria Pública do Estado de Goiás para reabertura da unidade.


Leia mais sobre: Goiânia