Publicidade

Prefeitura entrega dispositivos de alta tecnologia a alunos e servidores deficientes visuais em Senador Canedo

Por 3 anos atrás

Um dispositivo tecnológico proporcionou a alunos e servidores da Secretaria de Educação de Senador Canedo (Semec) a possibilidade de superar dificuldades causadas por deficiência visual.

O dispositivo Orcam oferece mais autonomia ao permitir o acesso a informações visuais, transmitidas por áudio, em uma pequena câmera que pode ser conectada a qualquer par de óculos. Usando Inteligência Artificial, lê texto, reconhece rostos e identifica produtos.

Publicidade

Segundo a secretaria, foram beneficiados o aluno Alex Castro, do 5 º ano, da Escola Municipal Espírita André Luiz, e Vitória Cristina Oliveira Silva, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Aracy Amaral, além da servidora Maria Helena, que trabalha no departamento de Inclusão da Semec.

Publicidade

A auxiliar técnica Maria Helena diz que o dispositivo vai ajudá-la em diversas tarefas que, antes, eram impossíveis fazê-las.

Publicidade

“Desde a infância tenho a deficiência, moro sozinha, e sei que no cotidiano o OrCam vai me ajudar nas tarefas, na leitura de um código de barras, na leitura de notas de dinheiro, por exemplo”, relata.

A prefeitura de Senador Canedo informa que um convênio com o governo do estado de Goiás proporcionou oferecer o dispositivo aos alunos e servidores. Ainda de acordo com a gestão municipal, outros alunos matriculados nas instituições de ensino, com laudo específico disponibilizado por médico especialista, também irão receber o Orcam. Atualmente são sete alunos, com deficiência visual, sendo uma criança da Educação Infantil que ainda não tem idade para utilizá-lo.

Publicidade

A secretaria destaca também que a rede municipal tem profissionais, com formação específica e constante, para o atendimento dos alunos deficientes, onde são disponibilizadas ferramentas que contribuem com o aprendizado destes, conforme necessidades de cada um. E há, ainda, a utilização do Braile, conforme prerrogativas definidas pelo Ministério da Educação.

Publicidade
Compartilhar