O prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz, decretou luto oficial em Goiânia por sete dias, por conta da morte do prefeito licenciado Maguito Vilela. A medida também foi seguida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Romário Policarpo.
O documento divulgado pelo Paço assinala: “Considerando o papel relevante do prefeito Maguito Vilela como homem público nas funções de vereador de Jataí, deputado estadual e federal, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia; Considerando que exerceu com honradez e distinção funções de imensa relevância política para o Estado de Goiás”.
A nota da Câmara, além de lamentar a morte de Maguito, informou que os poderes Executivo e Legislativo estão definindo conjuntamente os procedimentos de efetivação do prefeito em exercício, Rogério Cruz, no cargo, que serão anunciados após o funeral do líder emedebista.
Mais cedo, o governador Ronaldo Caiado também havia decretado luto oficial de três dias.
Veja na íntegra a nota da Câmara
Os 35 vereadores da 19.ª Legislatura da Câmara Municipal de Goiânia (2021-2024) manifestam seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito licenciado da capital, Maguito Vilela (MDB). Maguito dedicou a vida ao desenvolvimento econômico e social de Goiás, oferecendo sempre o melhor de si como vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador, senador, vice-presidente nacional do Banco do Brasil e prefeito de Aparecida de Goiânia.
Em 2020, Maguito aceitou com bravura a indicação do MDB para a disputar a eleição para a Prefeitura de Goiânia. Desejava colocar a serviço da capital a profunda e exitosa experiência acumulada ao longo de trajetória política honrada, marcada pela defesa intransigente da democracia, pela retidão moral e pela probidade administrativa.
É extensa a folha de serviços prestados por Maguito ao Estado de Goiás, mas entre as que merecem destaque está a sua profunda preocupação com a população mais humilde, para a qual trabalhou para promover a alimentação, a saúde, a educação e a segurança. No exercício de seus mandatos no Executivo e no Legislativo, Maguito deixa a marca do diálogo e da conciliação.
Em nome da população da capital, representada por seus 35 vereadores, a Câmara Municipal de Goiânia registra a gratidão dos goianienses à inestimável contribuição de Luiz Alberto Maguito Vilela ao nosso desenvolvimento social e econômico, estabelecendo o compromisso de guardar e manter viva a memória de seus feitos para as futuras gerações.
Leia mais sobre: Maguito Vilela / Repercussão morte Maguito / Notícias do Estado