A Polícia Federal (PF) apreendeu em Goiás um avião de pequeno porte que era utilizado no tráfico internacional de drogas. A apreensão ocorreu durante a Operação Airlines, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), nas cidades de Jataí, Acreúna e Rio Verde, além de cidades do Mato Grosso e do Paraná,.
A operação é contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio de aeronaves clandestinas.
Leia também: Polícia Federal abre mil vagas em novo concurso público; inscrições vão até 13 de junho
O delegado João V. Filho informou que a PF identificou um grande número de pessoas envolvidas no contexto de “adulteração e clonagem de aeronaves para ser empregado no tráfico internacional de drogas”. O avião apreendido seria o mesmo que realizou um pouso forçado em Rio Verde e o piloto fugiu por uma plantação. A quantidade de água para consumo humano dentro da aeronave foi um indicador de que o voo era para longe, provavelmente outro país.
Além disso, em entrevista à Tv Anhanguera, o delegado da PF afirmou que a investigação identificou uma oficina de manutenção de aviões que estava “preparada para atender a atividade criminosa”. Nessa oficina, além da aeronave, foram apreendidas duas carcaças de outras aeronaves que, segundo o delegado, estavam sendo transformadas em aviões capazes desse tipo de voo clandestino longo.
A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nos três estados. A investigação tem como alvos os proprietários, mecânicos e pilotos das aeronaves utilizadas pelo grupo, além do suposto líder do esquema criminoso.
Leia mais sobre: Acreúna / Avião apreendido / Jataí / PF / Rio Verde / Tráfico de drogas / Cidades / Geral

