Candidato, ou não, o ex-governador Iris Rezende (PMDB) é jogador de linha de frente no processo sucessório.
Este é o resultado das últimas pesquisas de intenções de votos, em especial a do instituto Grupon, realizada em Aparecida de Goiânia e divulgada no sábado, 22, pelo jornal Tribuna do Planalto (leia aqui).
Com 32 pontos de vantagem em relação ao governador Marconi Perillo (PSDB), que ocupou o segundo lugar na estimulada, Iris é o favorito entre os aparecidenses.
E os números mostram não só liderança, mas principalmente que o nome do ex-governador está em alta.
Sua imagem está leve, com rejeição sempre pequena, independente do levantamento.
Outra característica positiva do peemedebista é o campo de crescimento, especialmente entre os jovens. A campanha eleitoral pode torna-lo ainda mais conhecido – e bem aprovado – como gestor entre os que se lembram com mais ênfase apenas de sua última administração da Capital goiana.
Os defeitos que colocam em Iris, sendo o principal sua idade, não se destacam, por agora, como defeitos capazes de derrotá-lo. E isso alimenta a expectativa de que ele pode disputar mais um mandato.
E como tem ficado cada vez mais claro que não disputará uma vaga no Senado, ou o PMDB assume sua candidatura ao governo, ou se prepara para até, quem sabe, tê-lo fora, sem motivação para pedir votos a quem hoje o renegam.
Porque é justamente o comportamento dos que trabalham pela candidatura do empresário Júnior do Friboi (PMDB): eles o desqualificam para tentar mostrar que não é o melhor nome.
Mesmo cientes de que, sem Iris, Friboi não vai, insistem na tese financeira da necessidade do reforço bilionário da JBS.
A não ser que a vitória não seja o principal objetivo dos friboizistas, de alguma forma, terão que recuar.
Ou como poderão convencer Iris Rezende a pedir votos depois?
LEIA MAIS
Pesquisa Aparecida de Goiânia: Liderança alternada entre Iris Rezende, Vanderlan e Marconi
Eleições 2014: Sucesso ou fracasso dos desconhecidos
Pesquisa Rio Verde – Iris lidera na estimulada; Marconi na espontânea
Leia mais sobre: Lênia Soares