A AtlasIntel reuniu ontem (16), durante o primeiro debate do segundo turno das eleições entre os candidatos à Presidência da República Lula (PT) e Bolsonaro (PL), na Band, 100 eleitores internautas indecisos, que não votaram nos candidatos no primeiro turno. O levantamento apontou entre esses eleitores, vitória de Lula, com 54%, ante 32% de Bolsonaro. 14% não souberam responder.
O resultado é baseado na opinião de eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), em outros candidatos, branco e nulo, ou não votaram no primeiro turno. Após o debate, 59% dos participantes afirmaram que tendem a apoiar Lula no segundo turno, 32% apoiam Bolsonaro e 9% se disseram indecisos.
De acordo com os eleitores de cada candidato no primeiro turno, Lula ganhou em todos os grupos. Entre os eleitores de Tebet, Lula possui 60% contra 37% do Bolsonaro. Para o grupo de eleitores de Ciro, Lula também ganha com 60% ante 36% de Bolsonaro. Já para os votantes em branco ou nulo, Lula ganha com 57% e Bolsonaro com 29%.
O levantamento dividiu os participantes em 9 grupos focais, de acordo com os Estados em que residem: Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Acre, Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. A amostra não pode ser considerada como representativa e apenas faz uma estimativa sobre a opinião da população. O objetivo é avaliar as tendências e fazer uma análise do desempenho dos candidatos.
Leia mais sobre: AtlasIntel / Eleições 2022