A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou, nesta terça-feira (10), a Operação Octopus. Durante a operação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Senador Canedo, Indiara, Jaraguá e Jataí.
As buscas tinham como objetivo encontrar imagens e vídeos de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual. Um homem foi preso em flagrante na cidade de Jaraguá, outras três pessoas foram conduzidas e ouvidas e diversos dispositivos eletrônicos apreendidos para análise.
A ação da DERCC/PCGO também demonstra a participação do Estado de Goiás na Operação Bad Vibes, deflagrada ne presente data em várias unidades da federação, com o mesmo intuito de combate à exploração sexual infanto-juvenil no ambiente cibernético.
De acordo com o Ministério da Justiça, a operação ocorre simultaneamente em Goiás, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Piauí e Rio Grande do Sul.
Em todo o país, são 36 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária.