05 de dezembro de 2025
ABUSO SEXUAL

Operação Nacional prende 55 por abuso sexual infantil; um flagrante foi em Paraúna

Na semana do Dia da Criança, ação conjunta da PF e Polícias Civis em 16 estados combate crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil na internet e expõe números gritantes
Agentes flagraram brinquedos usados para atrair as vítimas - Fotos divulgação PF e PC-SP
Agentes flagraram brinquedos usados para atrair as vítimas - Fotos divulgação PF e PC-SP

Uma pessoa foi presa em flagrante por abuso sexual infantojuvenil em Paraúna, situada a 176kms de Goiânia, e mais 54 foram presas em outras cidades brasileiras nesta quarta-feira (8) durante a Operação Nacional Proteção Integral III. Foi uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com as Polícias Civis de 16 estados brasileiros para identificar e prender, simultaneamente, criminosos investigados por abuso sexual de crianças e adolescentes, principalmente, usando a internet.

Em Goiás, a PF cumpriu 2 mandados de busca e apreensão, sendo um em Marzagão e outro, em Minaçu. Já a Polícia Civil, também cumpriu 2 mandados de busca e apreensão, sendo um em Goiânia, sem flagrante, e o outro que resultou na prisão em flagrante efetuada no município de Paraúna.

A operação mirou o cumprimento sincronizado de 182 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva pelo crime, na mesma semana em que se comemora o Dia da Criança, domingo, 12 de outubro.

Para sinalizar a gravidade da situação e a importância desse tipo de operação, a PF divulgou que, somente entre janeiro e setembro deste ano, cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.

Leia também: PF intensifica combate a crimes cibernéticos e apreende novos materiais de abuso infantil

Vítimas resgatadas

Somente com a operação desta quarta, até o meio da tarde as forças policiais já tinham efetuado 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 2 vítimas resgatadas.

Participaram da ação 617 policiais federais de todos os estados e 273 policiais civis de 16 estados.

Repressão aos crimes cibernéticos

Coordenada pela PF, a operação integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

“A ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da infância e da adolescência. A Operação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate”, divulgou a corporação.

Com vem fazendo, a PF voltou a alertar pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. “A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.”

Leia também: PC-GO identifica professor que armazenava 100 imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes

Números da operação:

  • 27 Estados Participantes
  • Polícia Federal com mandados em 27 Estados: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
  • Polícia Civil com mandados em 16 Estados: AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RS, SC, SP
  • 182 mandados de busca e apreensão (MBAs)
  • 138 MBAs cumpridos pela Polícia Federal
  • 44 MBAs cumpridos pelas Polícias Civis
  • 11 Mandados de Prisões Preventivas
  • Total de policiais mobilizados: 890
  • 617 Policiais Federais
  • 273 Policiais Civis
  • 55 prisões em flagrante
  • 2 apreensões de menores
  • 2 vítimas resgatadas.

Leia mais sobre: / / / / / / Cidades