A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) flagrou mais de mil arquivos digitais, entre fotos e vídeos, contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. O material envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes foi encontrado esta semana durante a Operação Arcanjo V, com mandados cumpridos em duas cidades goianas: Nova Glória e Uruaçu.
A exemplo de ações que a Polícia Federal (PF) também tem realizado, a investigação da PC-GO apura crimes de armazenamento e compartilhamento de material de exploração sexual infantil na internet. O combate a esses crimes cibernéticos graves visa proteger vítimas vulneráveis das violações digitais.
Leia também: PC-GO identifica professor que armazenava 100 imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes
Em Uruaçu, durante cumprimento de mandado na terça-feira (17), os policiais civis encontraram cerca de mil arquivos digitais, entre fotos e vídeos, contendo cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. O material estava armazenado no computador do investigado, que foi preso em flagrante. O conteúdo teria sido enviado para a internet e compartilhado ilegalmente.
Já em Nova Glória, na quarta-feira (18), outro mandado de busca e apreensão foi cumprido após a constatação do upload de centenas de arquivos similares. No celular do investigado, os policiais localizaram diversos registros de abuso sexual de crianças.
O caso de abuso sexual infantojuvenil foi formalizado por meio de Boletim de Ocorrência Circunstanciado, considerando a prática de ato infracional análogo a crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ambos os dispositivos apreendidos — computador e celulares — serão submetidos à perícia técnica para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos ou conexões.
Leia mais sobre: Abuso sexual infantojuvenil / Crime cibernético / ECA / Nova Glória / Uruaçu / Cidades