03 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 21/07/2020 às 08:00

Números da Covid-19 em Goiás causam “falsa impressão” de estabilidade, diz secretaria

Imagem do site de informações do Coronavírus em Goiás (reprodução)
Imagem do site de informações do Coronavírus em Goiás (reprodução)

O total de casos de infectados com o Coronavírus em Goiás não reflete a realidade de uma estabilidade ou tendências de queda. Em nota a secretaria da Saúde do Governo goiano confirma que há “dificuldade em incluir as informações nos sistemas confere uma fala impressão de que os números da Covid-19 em Goiás estão estáveis”.

O caso mais impressionante é o de Aparecida de Goiânia em que a saúde da cidade informou no dia 20 de julho eram “7.995 casos confirmados, 6.825 estão recuperados e 108 vieram a óbito, sendo três registrados nas últimas 24 horas’. No entanto, no boletim oficial da secretaria de Saúde do Governo de Goiás, são 4.534, segundo o Painel Covid UFG que usa dados oficiais.

Em relação aos dados de Goiânia, a discrepância é menor. Até meio dia de 20/07, a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura da capital registrava 10.872 casos confirmados de Covid-19 enquanto o boletim do Estado de Goiás, divulgado no começo da tarde, apontava para um número menor: 9.884 registrados.

Nos dois casos, há uma diferença de 4.459 casos confirmados. Como acreditar numa estatística que não mostra a realidade? Leia a íntegra da nota, abaixo.


"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) comunica que estão sendo realizados ajustes nos sistemas oficiais de notificação, conforme informado pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, os municípios e unidades notificadoras estão com dificuldade para alimentar os dados desde a última semana.
A dificuldade em incluir as informações nos sistemas confere uma falsa impressão de que os números da Covid-19 em Goiás estão estáveis. Entretanto, é cedo para falar em estabilização dos registros, visto que vários fatores podem contribuir para esse resultado, como a instabilidade e lentidão registradas nas ferramentas oficiais de notificação do MS.
Além disso, a atualização de fichas no sistema pode resultar na redução do número total de casos confirmados devido, entre outros motivos, à retirada de duplicidade nas notificações, por exemplo.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás"

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .