13 de julho de 2024
Cidades

Com surto, Caldas Novas vê casos de covid saltarem 135% em oito dias

Caldas vê casos aumentarem. (Foto: Prefeitura de Caldas Novas)
Caldas vê casos aumentarem. (Foto: Prefeitura de Caldas Novas)

Como as demais cidades de Goiás, Caldas Novas também enfrenta um surto de covid-19. Nos últimos oito dias, o número de casos ativos da doença passou de 194, no dia 5 de janeiro, para os atuais 456. A elevação em pouco mais de uma semana é de 135%.

Apesar do aumento de casos de contaminação, as internações seguem baixas. Até dia 5 não havia nenhum habitante de Caldas Novas hospitalizados com covid-19. Atualmente são dois. A cidade, porém, não registra óbitos pela covid-19 desde 9 de dezembro do ano passado.

A elevação de casos de covid-19 se dá no contexto da disseminação da variante ômicron. A cepa, identificada primeiro na África, tornou-se dominante em poucas semanas no Brasil e em Goiás. A alta de casos é atribuída à ela. Pesquisas mostram que esta variante tem maior capacidade de fugir do sistema imunológico, além de ser mais transmissível.

Por outro lado, pesquisas preliminares mostram que a variante tende a causar menos casos graves que cepas anteriores.

Caldas Novas não foi a única cidade goiana a observar uma elevação súbita de casos. Em Pirenópolis, outra cidade turística, também houve grande aumento de contágio após o réveillon.


Leia mais sobre: / / Cidades