22 de dezembro de 2024
Cidades

MP e prefeitos do Entorno pedem reabertura do HCamp de Águas Lindas ao governo federal

HCamp de Águas Lindas de Goiás. (Foto: SES-GO)
HCamp de Águas Lindas de Goiás. (Foto: SES-GO)

Prefeitos de sete municípios do Entorno do Distrito Federal e o Ministério Público se reuniram nesta segunda-feira (12) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pediram a reabertura do Hospital de Campanha de Águas Lindas.

Além das promotoras Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira e Lorena Bittencourt de Toledo Lessa, estiveram presentes os prefeitos de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Luziânia, Padre Bernardo, Novo Gama, bem como do deputado federal e líder do PSL na Câmara, Victor Hugo, e a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

Segundo o MP, a reunião teve por objetivo sensibilizar as autoridades federais para abertura de novos leitos de UTI na região do Entorno Sul.

O grupo entregou a Queiroga um ofício conjunto que solicita a reinstalação do HCamp de Águas Lindas. No documento, eles argumentam que ainda que, se houver a conclusão das obras dos Hospitais Regionais de Águas Lindas e de Santo Antônio do Descoberto, a carência de leitos na região poderá ser solucionada. Assim, foi solicitado o auxílio do Ministério da Saúde para o atendimento dessas demandas.

O Hospital de Campanha de Águas Lindas entrou em operação em junho do ano passado, numa área de 5 mil metros quadrados. A estrutura provisória foi erguida pelo governo federal e equipada pelo governo de Goiás, que também foi responsável pelos profissionais. O HCamp tinha 200 leitos.

Após a queda no número de internações, a estrutura foi desmontada em setembro do ano passado, por determinação do governo federal.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2