27 de novembro de 2024
Goiânia

Monumento que será erguido na Jamel Cecílio homenageará a música goiana

Projeto que deve ser concluído 15 meses após o inicio das obra renderá homenagens a música. Foto: Reprodução/Instagram/Prefeitura de Goiânia)
Projeto que deve ser concluído 15 meses após o inicio das obra renderá homenagens a música. Foto: Reprodução/Instagram/Prefeitura de Goiânia)

Previsto para que as obras iniciem em agosto, o novo monumento que será erguido sobre o viaduto da Avenida Jamel Cecílio renderá homenagem à música e leva a assinatura de um conhecido dos goianienses. Ao menos, todos os que vivem na região metropolitana conhecem o trabalho do arquiteto Sandro Carvalho, por meio do monumento construído sobre o Viaduto Latif Sebba, popularmente conhecido como Praça do Ratinho e do elevado João Alves de Queiroz, ou Praça do Chafariz. “Homenagem à música goiana, tanto a MPB, quanto o sertanejo”, explica.

Carvalho explica que o elevado é como se fosse “o braço de um violão e lá tem a mão, dedilhando as cordas”. O arquiteto fala que a ideia central partiu da Casa de Vidro, “porque a Avenida dá acesso a ela e também ao Oscar Niemeyer” – dois pontos de referência cultural na cidade. Tudo indica, segundo o arquiteto que na Casa de Vidro tenham várias atividades relacionadas a música, como até mesmo uma escola. “Pensamos nessa situação de criar uma homenagem à música goiana, tanto a MPB, quanto o sertanejo, que é muito forte, tem grande raiz em Goiás”, salienta.

O arquiteto também dá detalhes do projeto. O material provavelmente será estrutura metálica. “O que eu posso dizer é que, diferente dos outros dois monumentos, o objetivo é revestir todas essas peças em painéis de led, como se fosse uma grande tela, os dedos e a mão estarão sempre projetando imagens”, conclui.

O complexo viário é uma das maiores intervenções da atual gestão municipal. A construção terá o mesmo tamanho do monumento da Praça do Ratinho, com 56 metros de altura e vai atingir três artérias de intenso fluxo dos veículos – Avenida Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Avenida Leopoldo de Bulhões –, que dão destino à saída Sul da Capital e a bairros e condomínios populosos, como o Parque Flamboyant, Alphaville, Portal do Sol, Alto da Glória e o próprio Jardim Goiás. A previsão é que seja concluído em aproximadamente 15 meses após o inicio das obras.


Leia mais sobre: Goiânia