O médico pneumologista Marcelo Rabahi, que acompanha Maguito Vilela, disse que o paciente continua em situação estável e que é preciso paciência nesse momento de recuperação.
“Em determinado momento, o paciente da covid-19 evolui mal por agressão que ele sofre do ventilador, então isso é uma coisa muito clara para nós que lidamos com esses pacientes mais graves. Se nós nos propomos a manter o paciente seguro e protegido, é ter paciência. Não tem problema demorar, desde que ele esteja seguro e protegido, por isso que as variações no boletim, elas retratam exatamente o quadro dele. Ele tem um quadro muito estável, o funcionamento da parte cardíaca dele é absolutamente normal, funcionamento do fígado, intestino, então ele se mantém com uma grande estabilidade”, ressaltou Marcelo Rabahi em entrevista à rádio Sagre, na manhã desta sexta-feira (4/12).
Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia no segundo turno, dia 29 de novembro, derrotando o senador Vanderlan Cardoso (PSD). O político está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com a covid-19 em 20 de outubro e chegou a ter 75% dos pulmões comprometidos. Nesta semana, Daniel Vilela revelou que Maguito foi avisado de sua vitória na eleição e que ele teria reagido ficando emocionado e teria chorado.
O médico Rabahi disse também que é preciso todo o cuidado com o paciente para mitigar possíveis lesões ao pulmão dele.
“O nosso desafio é mantê-lo protegido enquanto o pulmão se regenera para que ele possa, inclusive, ao se recuperar, ao tirar a sedação, ter o menor grau de lesão pulmonar possível”, concluiu Marcelo Rabahi.
Leia mais sobre: Maguito Vilela / Destaque 2 / Política