21 de dezembro de 2024
Eleições 2022

Maioria do Republicanos permanece com Caiado: “Apenas João Campos achou que seria melhor estar com Medanha”, destaca Rafael Gouveia

Parlamentar destaca que maior parte das lideranças do Republicanos caminha com Caiado no período eleitoral
Rafael Gouveia na Assembleia Legislativa (Foto: Denise Xavier/Alego)
Rafael Gouveia na Assembleia Legislativa (Foto: Denise Xavier/Alego)

Da cúpula do Republicanos que possui mandato em cargos públicos, todos são unânimes: querem o partido junto com o governador Ronaldo Caiado. A avaliação é do deputado estadual Rafael Gouveia (Republicanos) que tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Dos mandatários que estão hoje no Republicanos, apenas o deputado João Campos é que achou e decidiu que seria o melhor caminho estar com o Gustavo Mendanha”, frisa em entrevista ao Diário de Goiás concedida nesta terça-feira (14/06).

O anúncio de que o presidente estadual do partido, João Campos iria apoiar o pré-candidato ao Governo, Gustavo Mendanha na majoritária não pegou os parlamentares de surpresa, inclusive, já era aguardada. Foi questão de tempo até que se consolidasse, mas de acordo com Gouveia, tudo se deu com convergência. Antes que houvesse o sacramento da parceria, o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, ouviu de uma parcela significativa dos filiados da agremiação que a vontade deles era de permanecer com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

“Ontem, antes do presidente nacional fazer o anúncio, nós nos reunimos com ele. Todos aqueles que estão no partido mas decidiram por continuar apoiando o governador Ronaldo Caiado como eu, o deputado Jeferson, o prefeito Rogério Cruz, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, o prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, o prefeito de Nerópolis, Gil Tavares, enfim, alguns poucos pré-candidatos a deputado federal como o Rodney [Miranda] e alguns pré-candidatos a deputados estaduais”, explicou.

Por outro lado, tiveram a garantia, tanto de João Campos como de Pereira, que não haveria retaliações tampouco perseguições para quem declarasse apoio à outras forças políticas em Goiás. “Nós que teríamos a liberdade de poder escolher o candidato a governador que iremos apoiar. E pedimos também ao presidente nacional o respaldo nesse sentido que foi nos dado também. Isso ficou bem apaziguado”, pontuou.

Sem santinho, mas no palanque de Caiado

Por conta da questão jurídica envolvendo as campanhas eleitorais, não vai dar para o deputado fazer foto ao lado do governador Ronaldo Caiado e disparar materiais de campanha. Mas isso não impede que aqueles que decidirem pelo apoio, participem de reuniões e façam atividades em torno do democrata. “Claro que por uma questão jurídica, nós, os candidatos do Republicanos não poderemos fazer material conjunto com o nome do governador. Mas as reuniões e atividades diárias, nós iremos com toda a certeza, levar o nome do governador Ronaldo Caiado aonde a gente estiver”, pontua.

Seja como for, Gouveia destaca o respeito em torno da candidatura de Campos. “Respeitamos a decisão do deputado João Campos dele achar que lá seja o melhor caminho para ele. Enfim, ele tem essa candidatura única junto ao Gustavo Mendanha, mas que todos nós estariamos e continuaremos apoiando o governador Ronaldo Caiado. Isso está bem apaziguado e vamos tocar a campanha dessa mesma forma”, explicou.

Impossível outro apoio que não fosse ao governador 

Gouveia destaca que a cúpula republicana foi muito clara a Pereira que não haveria possibilidade de outro apoio que não fosse a Caiado. Apenas João Campos fez o caminho contrário a essa sinalização, mesmo assim, os colegas de partido não quiseram “enterrar o sonho” do deputado federal. “Dos mandatários que estão hoje no Republicanos, apenas o deputado João Campos é que achou e decidiu que seria o melhor caminho estar com o Gustavo Mendanha mas nós também, como eu disse não queriamos enterrar esse sonho e desejo do João Campos de forma alguma

“Mas também expomos para eles que não teríamos condições nenhuma, de nós os deputados da base e prefeitos que estão em mandato de apoiar outro candidato ao Governo que não fosse ao Ronaldo Caiado”, pontua. Apesar do assunto, Gouveia é enfático: irá apoiar João Campos para o Senado. “Mas para o governo, estaremos todos juntos com o governador Ronaldo Caiado”.


Leia mais sobre: / Política