08 de janeiro de 2025
trânsito

Mabel confirma transferência da gestão do sistema de semáforos para a RMTC

A ação visa aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a fluidez no trânsito de Goiânia
O anúncio foi feito por Mabel em ato oficial na manhã desta segunda-feira, no início da Avenida 85, no Setor Serrinha. (Fotos: Alex Malheiros).
O anúncio foi feito por Mabel em ato oficial na manhã desta segunda-feira, no início da Avenida 85, no Setor Serrinha. (Fotos: Alex Malheiros).

O prefeito Sandro Mabel confirmou nesta segunda-feira (6) a transferência da gestão do sistema de semáforos para a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Em entrevista ao Diário de Goiás, Mabel também revelou a intenção de cancelar a licitação em andamento para o sistema de controle semafórico inteligente, conduzida pela Secretaria de Engenharia de Tráfego, antiga Secretaria de Mobilidade.

Além disso, Mabel anunciou a liberação da circulação de motocicletas nos corredores exclusivos de ônibus, ressaltando que os condutores devem seguir rigorosamente as regras de trânsito. O anúncio foi feito em ato oficial na manhã desta segunda-feira, no início da Avenida 85, no Setor Serrinha.

No início deste mês, o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abrel, destacou que os semáforos atuais da capital não possuem tecnologia adequada para garantir a sincronização eficiente e melhorar o fluxo de veículos. Segundo Abrel, a troca dos equipamentos é fundamental para alcançar a fluidez desejada no trânsito.

“A compra de equipamentos semafóricos realizada pela gestão anterior está sob avaliação. Precisamos de mais requisitos técnicos para atender às demandas propostas pelo prefeito Sandro Mabel. Estamos analisando se a licitação atual atende a essas exigências”, explicou Abrel.

Em retorno ao Diário de Goiás, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito afirmou que iniciará hoje (6), às 20h30, a instalação de novos radares e controladores semafóricos na Avenida Perimetral, Setor Cândida de Moraes. O trabalho ocorrerá exclusivamente à noite, com previsão de início na Avenida Universitária na quarta-feira (8). (Confira nota oficial ao final).

A licitação, dividida em três lotes, contempla diferentes regiões: Lote 1 (Região Sul, Consórcio Anhanguera), Lote 2 (Região Norte, Consórcio Fiscaliza Gyn) e Lote 3 (Central de Monitoramento, Consórcio Anhanguera). Após cada instalação, os equipamentos passarão por aferição do Inmetro e devem entrar em operação dentro de uma semana. A ação visa aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a fluidez no trânsito de Goiânia.

Compra de novos semáforos

A promessa de contratação de empresas para a gestão dos semáforos em Goiânia já dura bons anos. Em 2022 havia uma licitação suspensa, que fez com que o contrato vigente na época fosse renovado por 12 meses. Menos de um ano depois, em março de 2023, a prefeitura adiou novamente a licitação que foi realizada no fim de 2023.

Em fevereiro de 2024, a SMM desclassificou a empresa que apresentou o menor lance na licitação e optou pela compra de novos semáforos por meio da modalidade de adesão de ata. Esses equipamentos serão instalados nas Avenidas 136 e T-9.

De acordo com a SMM, a adesão de ata é uma modalidade prevista na legislação brasileira, utilizada como alternativa complementar à licitação tradicional em casos excepcionais. Na época, a pasta defendeu que essa opção foi necessária para garantir a modernização do sistema semafórico na cidade.

Confira a nota da na íntegra:

“Secretaria de Engenharia de Trânsito inicia instalação de radares e controladores semafóricos na capital

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito informa que hoje, a partir das 20h30, terá início a instalação dos novos radares controladores de velocidade e controladores semafóricos na região norte, Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, sentido leste-oeste. A instalação é um trabalho complexo, por isso será um por dia. A expectativa é que na quarta feira, dia 08, comece a instalação dos equipamentos da Av. Universitária. Os trabalhos serão realizados exclusivamente no período noturno para não prejudicar o trânsito.

A ação faz parte do cronograma previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação, que estabelece a instalação de equipamentos para monitoramento das 602 faixas de tráfego da capital em até 12 meses.

A licitação foi dividida em três lotes, atendendo diferentes áreas da cidade:
• Lote 1: Região sul de Goiânia – Consórcio Anhanguera.
• Lote 2: Região norte de Goiânia – Consórcio Fiscaliza Gyn.
• Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento dos radares – Consórcio Anhanguera.

Os testes conceituais dos equipamentos foram realizados entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, conduzidos por técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, e todas as etapas ocorreram conforme o planejamento.

A partir de cada instalação, a empresa irá agendar a perícia com o Inmetro, que fará a aferição dos equipamentos e só então estes estarão aptos a realizar a fiscalização. A Expectativa é que comece a funcionar plenamente em uma semana.

A implementação dos novos dispositivos tem como objetivo melhorar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e garantir maior fluidez nas vias urbanas.


Leia mais sobre: / / Cidades / Notícias do Estado / Política