21 de março de 2025
Inovação • atualizado em 11/03/2025 às 17:57

Primeiro ônibus movido a biometano do BRT Leste-Oeste será apresentado nesta quarta-feira (12)

O veículo abastecido pelo gás natural e sustentável atenderá os trechos do Eixo Anhanguera em fase de testes por quatro meses
O primeiro ônibus sustentável é movido a gás biometano, produzido a partir da decomposição de resíduos vegetais. Foto: Edinan Ferreira
O primeiro ônibus sustentável é movido a gás biometano, produzido a partir da decomposição de resíduos vegetais. Foto: Edinan Ferreira

Na próxima quarta-feira (12), o Governo de Goiás vai apresentar o primeiro ônibus do transporte coletivo de Goiânia movido a biometano. O veículo abastecido com o gás natural e sustentável atenderá trechos do BRT Leste-Oeste, também conhecido como Eixo Anhanguera, em período de teste, durante quatro meses.

O primeiro ônibus sustentável do transporte da capital foi adquirido com recursos do projeto da Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC). A iniciativa marca mais uma etapa para modernizar e tornar o transporte público sustentável.

Ônibus movido a gás natural

De acordo com a RMTC, até o final de 2026, novos ônibus movidos a energia renovável e limpa serão gradualmente inseridos em toda região metropolitana da capital. O biometano é um gás natural, produzido a partir da decomposição de resíduos vegetais.

O combustível limpo é considerado alternativo e sustentável, já que é produzido a partir de fontes renováveis e menos poluentes que os combustíveis tradicionais. As estações de abastecimento para os ônibus movidos a biometano são semelhantes às de gás natural veicular (GNV). Cumprem com rigor a legislação vigente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Biometano como tendência mundial

Atualmente, grandes capitais do país e do mundo já utilizam de veículos movidos a biometano em seus transportes coletivos, entre elas: Curitiba (Paraná), Londres (Inglaterra) e Estocolmo (Suécia). Goiânia segue a tendência verde e sustentável.

A estação de abastecimento de gás biometano está instalada no Terminal Novo Mundo. A área destinada ao estacionamento do ônibus sustentável foi instalada em amplo espaço, aberto e ventilado.

A estrutura de abastecimento foi construída em um terreno de 11 mil m², para acomodar 35 vagas, sendo 15 para ônibus articulados e 20 vagas para ônibus convencional.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Geral / Goiânia