Publicidade
Política
| Em 5 anos atrás

Lula chama Moro de “medíocre” e critica decisão de suspender troca na PF

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista ao Uol nesta quinta-feira (30), que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, era um “juiz medíocre”. Lula teve a prisão na Lava Jato determinada pelo então juiz Moro, no caso do triplex do Guarujá.

“O Moro era um juiz medíocre. Ele é resultado de 20 minutos todo dia no Jornal Nacional inflando ele. Ele poderia ter pedido desculpas e ter assumido que me julgou politicamente. Sem a toga, ele não é ninguém e é isso que ele vai aprender agora”, disparou.

Publicidade

Durante a entrevista, Lula também criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal (PF). Conforme o ex-presidente, “a troca de um delegado não pode ser nenhum absurdo”.

Publicidade

“Não pode um único juiz da Suprema Corte tomar atitude de evitar. Não podemos permitir que as instituições ajam politicamente. Que a pessoa prove que o delegado tem um ilícito, aí sim ele está correto [em barrar a nomeação]”, afirmou Lula.

Publicidade

Para o petista, a autoridade do presidente é maior e, por isso, Bolsonaro deveria ter o direito de indicar quem quisesse para cargos, exceto se a pessoa “cometeu algum desvio”.

“O presidente da República tem mais autoridade para indicar o delegado do que o ministro. Afinal de contas, foi o presidente da República que foi eleito. […] Se ele [Ramagem] cometeu algum desvio, obviamente que não poderia mesmo assumir. Mas é preciso que a gente seja preciso, porque um dia você pode ser presidente e você pode querer indicar uma pessoa que você conheça para um cargo e alguém vai dizer que não pode indicar.”

Publicidade
Publicidade
Tags: Lula e Moro