O primeiro encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os governadores dos 26 estados brasileiros foi antecipado para esta segunda-feira (9), em Brasília, por conta dos atos terroristas que aconteceram na capital federal, no último domingo (8). O encontro deve acontecer às 18h no Palácio do Planalto.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) condenou os atos de vandalismo provocados pelos bolsonaristas, em Brasília. “O que aconteceu hoje em Brasília é a tentativa da barbárie se sobrepor às nossas instituições democráticas. Algo absolutamente inadmissível, inaceitável e condenável sob todos os aspectos”, disse Caiado em sua rede social, ontem.
O Governo de Goiás, irá enviar forças policiais para ajudar o Governo Federal a conter os protestos golpistas. A expectativa é de que as forças cheguem à capital federal ainda na manhã desta segunda-feira (9).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias. O magistrado considerou as ações do chefe do Executivo do DF como “dolosamente omissiva”. Na noite de ontem (8), Lula decretou também intervenção federal na segurança pública do DF, até o dia 31 de janeiro.
Com informações do Jornal da Paraíba
Leia mais sobre: atos terroristas em Brasília / Política