13 de abril de 2024
Atos antidemocráticos • atualizado em 08/01/2023 às 16:32

Golpistas que apoiam Bolsonaro invadem Congresso Nacional em ataques a Lula e a democracia

Sob olhares da PMDF, bolsonaristas invadiram Esplanada dos Ministérios
Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional em ataques a Lula e a democracia (Foto: Reprodução)
Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional em ataques a Lula e a democracia (Foto: Reprodução)

Bolsonaristas que insistem em contestar o resultado das urnas nas eleições de outubro que deu a vitória ao presidente Lula (PT) invadiram a Esplanada dos Ministérios em em mais uma manifestação com tom golpista. De acordo com o Metrópoles, a invasão ocorreu neste domingo (08/01) por volta das 14h40.

Alguns extremistas estavam protegidos com máscaras de gás e outros seguravam pedaços de pau na mão enquanto chuvas de bombas de gás lacrimogêneo se faziam presentes no local. Apesar de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estarem no local, não houve contenção à invasão. 

Vídeos que circulam nas redes sociais, especialmente em grupos bolsonaristas, mostram os ânimos exaltados dos apoiadores do ex-presidente. “Olha aí gente, invadiu o Congresso! O Supremo é o povo! A casa é nossa! Disseram que nós não ‘era’ nada. Que ‘nóis era’ pouquinha gente. Diz que nóis não ia conseguir. Olha lá. Eu quero ver agora seu vagabundo. Quero ver agora!”, vociferou um manifestante “Essa casa não é do Lula! Essa casa não vai ser pintada de vermelho”.

Ele também direcionava ataques à veículos de imprensa. “A Globolixo não está aqui agora! Cadê a Globolixo? Cadê a Band? Cadê o SBT? A Recod? Essas TV’s esquerdistas. Vem pra ‘cá filmar nóis’. O povo invadiu, a casa não é do Lula!”, disparava um bolsonarista em vídeo que circula nas redes sociais.


Leia mais sobre: Brasil / Política

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.