O atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Catalão, Renato Ribeiro dos Santos, se filiou ao Partido Liberal (PL) nesta quarta-feira (7), no Diretório Nacional do partido, em Brasília, para disputar a eleição à Prefeitura da cidade este ano. Desde que anunciou que pretende lançar pré-candidatura à Prefeitura de Catalão, em novembro último, a filiação dele a algum partido alinhado ao governador Ronaldo Caiado era esperada.
O anúncio foi pouco antes de Ribeiro embarcar para a China na comitiva de Caiado, de quem ele espera apoio. “Conto com isso”, enfatizou por telefone logo depois da filiação na sede do partido.
Líder ruralista igual ao governador, Ribeiro disse que ambos são amigos. “Caiado tem seus interesses, sua forma de agir e com certeza espero o apoio dele”, reforçou em entrevista ao Diário de Goiás.
Perfil
Ele destacou que vai trabalhar sua pré-candidatura alinhando seu perfil ao resultado do trabalho como presidente do Sindicato dos Produtores. “As pessoas já me entenderam, através do bom trabalho do sindicato rural, que é o maior de Goiás. É manter um padrão de inteligência e organização, saber trabalhar em equipe que entenda realmente de gestão e faça Catalão se desenvolver cada vez mais”, afirmou.
Como presidente do sindicato, ele se notabilizou também por organizar grandes leilões, exposições agropecuárias (ExpoCatalão) com shows que atraiam os moradores de Catalão e de outros municípios. Em seu portal, o sindicato se apresenta como o maior de Goiás.
Sangue novo
Com a filiação de Renato Ribeiro ao PL, a disputa pela Prefeitura de Catalão ganha injeção de sangue novo no cenário político. Em janeiro, pesquisa estimulada com nomes até então mais cotados, apontava Ribeiro em quarto lugar na preferência dos eleitores. Ele vinha depois de Velomar Rios (MDB), Gustavo Sebba (PSDB) e Elder Galdino (MDB).
Sobre isso, ele comentou: “Pesquisas espontâneas mostraram que 50% dos eleitores de Catalão não sabiam em quem vão votar este ano. Então, o que temos de fazer é colocar o time em campo porque a cidade espera mudanças com pessoas novas”.
Escolha do PL
O PL vem buscando lançar candidatos nas maiores cidades goianas. Conforme o novo liberal, a escolha da legenda veio por contatos com o presidente estadual da sigla, o senador Wilder Morais. “Minha história me leva às ideologias do PL, então [a filiação] é a condução de um processo que já venho trabalhando”, declarou ao DG.
Estavam na cerimônia, organizada exclusivamente para a chegada de Ribeiro, os presidentes do PL nacional e estadual, respectivamente Valdemar Costa Neto e Wilder Morais. Também participaram os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis, além de liberais de Goiás, como os deputados federal Alcides Rodrigues, e estadual Eduardo Prado.
Leia mais sobre: Catalão / Eleições 2024 / Partido Liberal / Catalão / Eleições 2024 / Geral / Política