O jornalista que filmou a deputada Carla Zambelli (PL-SP) empunhando uma arma e tentando agredir um jornalista negro, no último sábado (29), publicou vídeo no Twitter dizendo ter sido ameaçado pela assessoria da deputada, após divulgar a gravação.
Vinícius Costa Martins conta no vídeo que a assessoria de Zambelli o filmou, tirou fotos suas e o ameaçou. “Eu estou fazendo esse vídeo aqui pelo seguinte, galera. Eu fui assediado pelos assessores dela, eles tiraram fotos minhas, viram que eu gravei o fato e fui a única pessoa que tinha as imagens no momento”.
O jornalista afirma que teme por represálias por parte da equipe da deputada. “Eu estou realmente temendo porque algo possa ocorrer por conta desse momento de polarização”, diz. Vinícius ressalta que o vídeo é uma tentativa de se proteger. “A única proteção que eu tenho é ter meu nome e imagem divulgada no material que eu mesmo gravei e divulguei para a imprensa para que assim pensem duas vezes antes de fazer qualquer coisa comigo”.
EU FILMEI A CARLA ZAMBELLI HOJE
Recado importante, por favor ajudem a divulgar. Estou realmente com medo de ter divulgado este vídeo da deputada Carla Zambelli. Os assessores da deputada me filmaram, tiraram fotos e tentaram pegar meu telefone e já estou sofrendo ameaças. pic.twitter.com/XwqAdDtdeh— Vinícius Costa (@vinicostamart) October 30, 2022
Desdobramentos
Depois da confusão e da divulgação do vídeo, os envolvidos na confusão foram identificados, inclusive o homem que aparece nas imagens sendo perseguido por Zambelli. De acordo com a deputada, o homem a teria provocado e xingado.
O homem concedeu entrevista ao Uol e confirmou que proferiu xingamentos a deputada mas que foi apenas quando fez a referência à Espanha que a Zambelli perdeu a linha. Ele também disse que acha que a deputada queria além de prendê-lo, matá-lo.
Na madrugada deste domingo (30) o segurança de Carla Zambelli foi preso em flagrante por disparo de arma de fogo durante a perseguição ao homem que insultou a deputada. O segurança não teve a identidade divulgada.
Leia mais sobre: Ameaças / Carla Zambelli / Eleições 2022