O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) mantém 14 tipos de atendimento durante o período de combate à pandemia de coronavírus. Cirurgias e procedimentos eletivos estão suspensos pela rede credenciada por recomendação de autoridades de Saúde estadual, nacional e global.
As especialidades e serviços autorizados, assim como atendimentos de urgência e emergência, são os seguintes: Psicologia, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia (acompanhamento obstétrico), atendimentos referentes a revisão de cirurgias, Oncologia, Neurocirurgia, Neurologia, Cardiologia, Colonoscopia terapêutica, Endoscopia terapêutica, Infectologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Coloproctologia.
A suspensão dos outros atendimentos, conforme o Ipasgo, tem como objetivo aumentar a disponibilidade de leitos nos hospitais para atender aos casos de internação em função da pandemia do novo coronavírus e casos gerais de urgência e emergência.
Além disso, a medida reduz aglomerações nas unidades de saúde e, consequentemente, os canais de proliferação do vírus. O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que é importante que todos tenham clareza de que o Estado de Goiás e o Brasil estão enfrentando o coronavírus.
Segundo ele, as cirurgias e serviços eletivos não têm caráter de urgência e podem ser agendados sem provocar prejuízos. “Neste momento a prioridade para o plano de assistência, cuja adesão é facultativa, é garantir que os usuários que, por ventura tenham a contaminação pelo coronavírus, recebam o atendimento adequado”.
Neste período, somente serão efetivados procedimentos e cirurgias que tenham riscos e necessidades comprovados. O retorno dos atendimentos eletivos dependerá da evolução dos casos em nosso Estado.
As alterações, que têm como objetivos garantir mais segurança aos usuários e leitos de internações aos casos de Covid-19, não afetaram os atendimentos para gestantes, que estão em fase de período pré-natal ou com partos agendados; pacientes oncológicos, doentes crônicos, tratamentos continuados, revisões pós-operatórias, controle da dor e disfunções orgânicas, diagnóstico e terapias em oncologia, psiquiatria e aqueles tratamentos cuja não realização ou interrupção coloque em risco o paciente.
Em caso de dúvidas, os usuários do Ipasgo podem acessar o teleatendimento 24 horas pelo 0800 62 1919.
Exames
O Ipasgo informa que a execução de qualquer tipo de exames está autorizada, durante este período em que a administração pública estadual atua para controlar o avanço do coronavírus em Goiás. Os atendimentos serão executados desde que a solicitação do exame já tenha sido cadastrada pelo profissional médico no sistema Ipasgo e liberada pela auditoria.
Leia mais sobre: Ipasgo / Cidades / Destaque 2