O projeto-piloto para a integração do transporte no Entorno do Distrito Federal (DF) será no município de Águas Lindas. A iniciativa servirá como base para a futura criação do consórcio interfederativo entre Goiás, DF e a União e foi definida em uma reunião realizada na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), com a participação de representantes dos governos de Goiás, do DF e da prefeitura de Águas Lindas, na última terça-feira (15).
O modelo une os entes federados na busca por soluções integradas para o transporte metropolitano em toda a região. O projeto apresentado na reunião ainda detalhou a implementação de terminal de integração na entrada de Águas Lindas e a adoção de um modelo de integração tarifária indireta, por meio da unificação do sistema de bilhetagem.
O secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, explicou como se dará o sistema de cobrança tarifária. “A gente precisa trazer todas as variantes e fazer a modelagem. A integração será feita com a unificação da bilhetagem, o que permite a repartição automática entre os operadores, sem alterar a política tarifária”, detalhou.
A partir da iniciativa, a passagem para viagens entre Águas Lindas e Brasília, que atualmente está custando R$ 10,85, poderá ter uma redução de até 30% já na fase inicial do projeto. “Vamos formar um grupo reduzido de governança entre os três entes para viabilizar tudo isso em, no máximo, 90 dias”, afirmou o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti.
Além dos detalhes tarifários, ficou estabelecido também que a Codeal Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) será responsável pela construção do terminal. “Vamos apoiar tecnicamente o projeto e construir o terminal às margens da BR-070, no cruzamento com a GO-547”, anunciou o presidente da companhia, André Oliveira.
Representando o titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf-GO), Pábio Mossoró, a superintendente Paula Tredicci reforçou que a iniciativa está de acordo com a diretriz do governador Ronaldo Caiado.“A ideia do consórcio interfederativo foi trazida pelo governador, que incumbiu nosso secretário em mediar as soluções necessárias”, afirmou.
Por fim, o secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, reforçou a importância do projeto-piloto. “Esse piloto é muito importante para dar base ao futuro consórcio interfederativo entre Goiás, Distrito Federal e União que levará mais tempo para ser consolidado”, pontuou.
Leia mais sobre: Projeto-piloto integração do transporte / Transporte coletivo região do Entorno do DF / Cidades

