As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas até esta sexta-feira (15). Para ter acesso ao benefício é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Para se inscrever basta acessar a área do Fies no portal do MEC e finalizar o acesso com a conta gov.br.

Neste ano, o Fies disponibiliza 112.168 vagas para financiamento de curso superior. Dessas vagas, 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. Como novidade, o edital traz reserva de vagas para o que é chamado de Fies Social, categoria que oferece condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda financiarem o curso em até 100%.

Publicidade

Para a modalidade, há a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estão nesse cadastro pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O resultado da pré-seleção na chamada única do Fies será divulgado no dia 21 de março.

Publicidade

Opções de cursos

Além do Fies Social, o edital inova este ano com a disponibilidade para a escolha de até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. Antes, havia exigência de que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas.

Publicidade
Estudantes podem escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. (Rovena Rosa/Agência Brasil).

O MEC informou que fez uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

Cronograma do Fies 2024

  • Inscrição: 12 a 15 de março
  • Resultado: 21 de março
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março
  • Pré-seleção por meio da lista de espera: 28 de março a 30 de abril
Publicidade