22 de novembro de 2024
Serviço

Iniciada campanha de vacinação contra aftosa

Será realizada até o dia 30 deste mês, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses devem ser vacinados, sendo aproximadamente 10 milhões de cabeças de um rebanho estimado em cerca de 21 milhões em todo o Estado.

 

De acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a partir desta etapa, é obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica mediante a compra de vacinas contra a aftosa, a brucelose, doenças aviárias e a raiva.  

A intenção é que a utilização da nota fiscal eletrônica possibilite saber se a quantidade de vacinais vendidas é compatível com a quantidade de bovinos vacinados.

O criador que não imunizar os animais durante o período da campanha terá de fazer a vacinação assistida por fiscal estadual agropecuário e ainda pagar multa de R$ 7 por cabeça. 

Durante o período da campanha, qualquer animal para ser transportado em Goiás precisa estar imunizado respeitando-se o período de carência da vacina: 15 dias para animais com uma vacinação ou sete dias para animais com duas vacinações.


Leia mais sobre: Serviço