O Grupo Saga novamente ficou, pela 5ª vez, entre as 150 melhores empresas para se trabalhar do País, segundo a pesquisa Great Place To Work – Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, na categoria Empresas de Grande Porte, para aquelas que possui mais de 1 mil funcionários. Em sua 19ª edição, o prêmio teve recorde de inscrições: 1.454 organizações disputaram um lugar entre as vencedoras. Com 3.073 colaboradores, a empresa goiana tem sólida atuação no mercado varejista de venda de veículos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País.
O Grupo Saga surgiu há mais de 40 anos, com a criação da Saga (Sociedade Anônima Goiás de Automóveis), em 29 de novembro de 1972. A partir de 1975, o empresário mineiro Antônio Maia assumiu a presidência e o controle acionário da empresa, marcando o início da expansão dos negócios. Inicialmente, a empresa era a única concessionária Volkswagen em Goiânia. Hoje, o mix de marcas cresceu muito, assim como sua área de atuação. O Grupo Saga passou a representar a Fiat, Chevrolet, Ford, Toyota, Nissan, Renault, Audi, Peugeot, Citröen e Hyundai, com unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Rondônia e Maranhão.
Não só em tamanho, a Saga cresceu em diversificação dos seus negócios, atuando não apenas com concessionárias de veículos, mas com corretoras, consórcios e, mais recentemente, com a construção de shoppings centers, por intermédio da Saga Malls.
Entre tantos prêmios e reconhecimento no ramo, o Grupo Saga foi eleito, em 2008, pelo Anuário Valor Econômico, uma das 50 maiores empresas do Centro-Oeste e Norte em resultado. No ano seguinte, foi classificada entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, segundo a Você S/A Exame. E, finalmente, em 2010, foi eleita pela revista Época uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Sobre o GPTW
O Great Place To Work é uma empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que ajuda empresas a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento da cultura de confiança. O intuito não é premiar, mas divulgar os bons exemplos e estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. É também uma forma de chamar a atenção da sociedade sobre o quanto é importante um bom ambiente de trabalho.
Um dos diferenciais da metodologia do GPTW é a forma de avaliação das empresas. O questionário que os empregados respondem tem um peso de 67% na média final. Eles avaliam aspectos como a relação que mantêm com os chefes, as chances de aprendizado e desenvolvimento profissional, a política de remuneração, o ambiente de trabalho e a agilidade e a transparência da comunicação interna, entre outros. Já o questionário que a empresa responde, responsável pelos 33% restantes da composição da nota, trata das práticas e políticas de recursos humanos e do modelo de gestão de pessoas. A conquista de um lugar entre os vencedores é consequência de um modelo de gestão consistente e da percepção positiva que os empregados têm da empresa na qual trabalham. Ao longo de todo o processo, o GPTW mantém um controle rigoroso da pesquisa.
Leia mais sobre: Empresas e Negócios