04 de novembro de 2024
Negócios • atualizado em 26/09/2024 às 19:15

SuperAgos 2024 apresenta novidades e tendências para o setor supermercadista

Com sucesso de público, o evento voltado para o setor supermercadista apresentou o código de barras em 2D, utilizando IA para informações adicionais sobre os produtos
O SuperAgos promete movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios no setor supermercadista. Foto: Altair Tavares/DG
O SuperAgos promete movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios no setor supermercadista. Foto: Altair Tavares/DG

A SuperAgos, maior evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro em Goiânia, trouxe a empresários do setor supermercadista, novidades e tendências, como o uso de inteligência artificial (IA) no varejo. A edição de 2024 foi sucesso de público, finalizando o terceiro dia de evento com cerca de 21 mil visitantes, por volta de sete mil por dia, e mais de 170 mil expositores. Na edição de 2023, a feira movimentou R$ 120 milhões em negócios no setor.

De acordo com o presidente da Agos, Sirlei Couto, a edição deste ano trouxe algumas atrativos e diferenciais aos empresários varejistas. “Variados produtos para oferecer para o supermercado, dentre novidades em produtos e equipamentos, e também estamos falando de inteligência artificial, que também é um assunto do momento para o setor supermercadista”, elencou.

Tecnologia como aliada

Uma das grandes novidades no SuperAgos é o uso de IA nos códigos de barra, que trará maiores informações sobre o produto e promete auxiliar em grandes problemas para os mercados varejistas. “Uma grande novidade que vai surgir com a inteligência artificial é o código 2D. O código 2D vai substituir o velho código de barra, que existe nos produtos há mais de 30 anos. O código 2D vai trazer várias informações ao produto, desde receita e também a data de validade desse produto, que é importantíssimo para o setor supermercadista”, explica Sirlei.

Segundo estimativa do presidente, a novidade deve ser implementada nos supermercados brasileiros em breve. “Se você comprar um produto com uma data de validade vencida, tendo o código 2D, passando no checkout, no caixa, ele vai ser barrado, porque na hora já vai ser identificado que aquele produto expirou o prazo. Então, esse problema de venda de produto com validade, ele vai ser extinguido a curto prazo. Eu estou dizendo de um ano a dois anos esse negócio vai estar no supermercado, porque depende muito das indústrias aderirem a esse projeto”, detalha.

Movimentando a economia

O evento, voltado para o Centro-Oeste, recebe empresários do setor não somente de Goiânia, mas também de outros estados da região, como Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal. Economicamente, o setor supermercadista movimenta algo em torno de 43,7 bilhões em faturamento anual, o que representa 13% do PIB (Produto Interno Bruto) de Goiás. “Isso reflete a relevância que tem esse segmento para o estado. A feira é o sinônimo desse segmento, esse aumento, essa melhora que está acontecendo em todo o setor, porque ela está trazendo novidades para os supermercadistas. Quem ganha com isso é o cliente”, destaca Sirlei Couto.


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