O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que ‘grupo de aloprados’ e ‘gente que tem pouco senso de rídiculo’, insiste em contestar sua vitória nas eleições de outubro de 2022. A referência foi feita nesta quarta-feira (11/01) durante encontro com deputados e senadores aos manifestantes que desde o fim do pleito pedem anulação do resultado e até intervenção militar no Brasil.
“Lamentavelmente, o presidente que deixou o poder dia 31 não quer reconhecer a derrota. Ainda hoje vi declarações dele não reconhecendo a derrota”, salientou fazendo referência a uma postagem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nas redes sociais durante esta madrugada (11), mas apagou na sequência.
O Partido Liberal, de Bolsonaro, chegou a entrar com um processo na Justiça Eleitoral, pedindo anulação dos votos das urnas fabricadas antes de 2020. Se tivesse avanço, a ação poderia reverter o resultado do pleito. Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicou uma multa de mais de R$ 22 milhões à legenda, alegando que a tese apresentada não tinha sentido.
Lula destacou que o que vem acontecendo é uma sucessão de mentiras sobre as urnas eletrônicas. “Tem gente que quando conta a primeira mentira não consegue mais parar de mentir porque é preciso de justificar a primeira mentira o resto da vida. É o que está acontecendo neste país”, salientou.
Leia mais sobre: Atos anti-democráticos / Camara dos deputados / Congresso Nacional / Senado Federal / Política