O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou nesta segunda-feira (06/02) que o Cartão Família deverá ser apresentado nos próximos dias para o passageiro que usa o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. É mais uma ação na esteira da reformulação que o serviço vem passando desde 2022.
Caiado anunciou a novidade durante posse dos novos comandantes da Segurança Pública de Goiás. Ele chegou a anunciar que o lançamento seria realizado amanhã (05), mas a assessoria da Governadoria destacou que por conta de compromissos na agenda o anúncio deverá ficar para a sexta-feira (10/02).
“Teremos o lançamento do Cartão Família, onde o cidadão titular no final de semana e feriado vai poder andar com a família toda no transporte coletivo da Região Metropolitana pagando apenas R$ 4,30”, destacou o governador Ronaldo Caiado durante a coletiva. “Já temos o bilhete do trabalhador, já temos o bilhete de duas horas para que não ter que pagar em terminais”, pontuou.
Novo modelo de bilhetagem, o Cartão Família foi criado para que até 5 membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita. A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass, onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal. Podem ser cadastrados membros que tenham a partir de 5 anos de idade.
Esse é o quarto lançamento do novo modelo de bilhetagem na capital. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita.
Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até 4 vezes no mesmo dia. Os cartões dos membros do grupo familiar serão personalizados, não podendo ser usados por terceiros. O cartão principal será fiscalizado por meio da biometria facial. Os membros do grupo familiar deverão usar os cartões na mesma viagem do cartão principal ou do responsável.
Leia mais sobre: Política