O governo de Goiás finalizou a compra de 50 respiradores para equipar e abrir novos leitos de UTI em hospitais de campanha e demais unidades com alas exclusivas para tratamento da Covid-19. O estado também recebe doação de cinco aparelhos adquiridos pela Enel. Os equipamentos estão em Goiânia e serão entregues à Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) na tarde desta sexta-feira (7).
Conforme o governo, os aparelhos custaram R$ 82.489,80 por unidade, totalizando R$ 3,491 milhões. No valor está inclusa a logística do transporte e escolta dos respiradores. Os equipamentos foram adquiridos de um fabricante italiano, que vende o excedente de produção para outros países após o controle da epidemia na Itália.
A distribuição dos ventiladores pulmonares deve seguir critérios técnicos, conforme demanda estabelecida pela SES-GO.
Processo de compra
O primeiro chamamento público para coleta de preços dos respiradores foi publicado em 16 de abril. Na ocasião, 12 propostas passaram por análise e somente uma delas atendeu às especificações técnicas solicitadas. Porém, o prazo de entrega era extenso – 180 dias –, o que tornou inviável a conclusão da compra devido à urgência dos equipamentos.
Em novo chamamento, publicado no dia 12 de maio, dois fornecedores se encaixaram nos requisitos: a Camera Di Commercio Italo Brasiliana, que apresentou os aparelhos da fábrica italiana Siare Engineering International Group s.r.l., e a Belog Brasil. As duas se comprometeram em entregar os equipamentos quase que de forma imediata. O critério menor preço foi decisivo para fechar o contrato, já que a concorrente pediu R$ 118 mil por cada respirador.
Para reforçar a segurança no processo de aquisição e entrega dos ventiladores pulmonares, a SSP-GO realizou uma pesquisa sobre a empresa, junto ao Consulado e à Polícia Italiana. O levantamento não apontou nenhuma irregularidade sobre os fornecedores.
O governo informou que um comitê intersecretarial, composto pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), SES-GO, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), acompanharam todo o processo de compra.