Após anúncio do Ministério da Saúde (MS) autorizando todas as pessoas acima de 18 anos a tomarem a dose reforço da vacina contra a COVID-19 no Brasil, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) traçou estratégia para atender os moradores da capital já a partir desta quarta-feira (17/11).
Além de obedecer o prazo de cinco meses após aplicação da segunda dose, o município fará recorte por idade. O objetivo é evitar aglomerações nos locais de vacinação. A estimativa é que em Goiânia há 163.230 moradores aptos a tomar a terceira dose, ou seja, têm mais de 18 anos e já tomaram a D2 há cinco meses e ainda não tomaram a dose reforço.
As doses estarão disponíveis em todas as 61 salas de vacinas, além do Clube da Caixa e do drive-thru do Shopping Passeio das Águas.
A aplicação da dose reforço nos moradores alcançados pelo novo comunicado do MS vai começar pela pessoas que têm 50 anos ou mais, depois seguirá o cronograma (abaixo) de 10 em 10 anos, que será amplamente divulgado para que ninguém fique sem a vacina.
Em suma, as pessoas enquadradas nas faixas etárias abaixo e que já tenham completado os cinco meses da segunda dose, podem comparecer a um dos postos de vacinação nas respectivas datas para tomar a dose reforço.
Aquelas que ainda não tenham completado os cinco meses nas datas listadas abaixo podem comparecer aos postos assim que o prazo for atingido para imunização com a dose reforço. Basta acompanhar a data indicada no seu cartão de vacina.
Cronograma para aplicação da dose reforço
De 17 a 18/11: 50 anos ou mais
De 19 a 20/11: de 40 a 49 anos
De 22 a 24/11: de 30 a 39 anos
De 25 a 26/11: de 18 a 29 anos