Publicidade
Cidades
| Em 7 meses atrás

Fotógrafo João Farkas lança livro que retrata a natureza, cotidiano e agronegócio de Goiás

Compartilhar

Cidades históricas, cachoeiras, cerrado, tradições, do agronegócio e dos goianos são os cenários que compõem a obra ‘Uma Visão sobre Goiás’ do fotógrafo paulista João Farkas. O livro será lançado nesta quarta-feira (24), em Goiânia, com a função de ser uma homenagem ao Estado. O prefácio é assinado pelo governador, Ronaldo Caiado.

Com 200 páginas com retratos do cotidiano goiano, o livro também é intercalado com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história de Agrippino Bastos Santos, empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio.

Publicidade

Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região. Foi impressionante!”, disse o fotógrafo.

Publicidade

Entre os cliques feitos pelo fotógrafo estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. ‘Uma Visão sobre Goiás’ também lança um olhar sobre o agronegócio, um dos propulsores da economia goiana.

Publicidade
Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza. (Foto: João Farkas/Divulgação).

Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi.

João Farkas

Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.

Publicidade

Cliques de João Farkas

Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. E, pela primeira vez, registrou o estado goiano.

Conhecido internacionalmente, João Farkas tem coleções em diversos museus pelo mundo, como La MEP, em Paris, e International Center of Photography, em Nova York. Os registros de Goiás fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019