05 de dezembro de 2025
Exposição de medidas • atualizado em 21/05/2025 às 15:51

Em encontro sobre Governança Metropolitana, Mabel apresenta o plano de mobilidade de Goiânia

O prefeito da capital apresentou as medidas para integração do trânsito e transporte coletivo na cidade, entre elas a implantação da metronização, direita livre e modernização semafórica
Mabel palestrou em evento de governança metropolitana. Foto: Alex Malheiros
Mabel palestrou em evento de governança metropolitana. Foto: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), apresentou inovações do Novo Plano de Mobilidade da capital no Encontro Latino sobre Governança Metropolitana promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP), nesta quarta-feira (21), em Brasília. Na palestra, ele destacou as medidas realizadas para a integração do trânsito e transporte coletivo e a implantação da metronização do sistema, desobstrução de vias, direita livre e modernização semafórica, já implementadas.

Mabel também presidiu a Comissão de Mobilidade da FNP. No painel com tema voltado para trânsito e transporte público, o prefeito de Goiânia falou os os efeitos positivos das novas medidas implementadas em sua gestão, entre elas, a melhoria na fluidez nos principais corredores da cidade.

Como exemplo, Mabel citou os resultados obtidos no sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), que tiveram aumento da velocidade média para 21 km/h e ganho de tempo de viagem em até 30%. “Estamos dando soluções definitivas para a mobilidade urbana da nossa cidade. Goiânia tem pressa, e o transporte coletivo também”, acrescentou o prefeito.

Detalhamento das medidas e seus benefícios

O chefe do Executivo municipal ainda detalhou o Plano Nova Mobilidade, que estabelece diretrizes para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na cidade, prevendo a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.

Às autoridades presentes no Encontro Latino sobre Governança Metropolitana, Sandro Mabel expôs as vantagens e os benefícios já constatados com a implantação do primeiro trecho da metronização no Eixo Anhanguera, entre o Terminal Novo Mundo e o Terminal Praça da Bíblia. A velocidade média passa de 16 km/h para 21 km/h, fator que reduz o tempo de viagem, beneficiando o deslocamento de usuários em suas necessidades de locomoção pela cidade.

“A eficiência já comprovada desse tipo de modal fará com que a prefeitura estenda o sistema de metronização por cerca de 340 quilômetros, com velocidade média entre de 21 km/h e 25 km/h. A implementação das medidas, segundo o prefeito, tornará Goiânia uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana.

Troca de experiências e saberes

O Encontro Latino sobre Governança Metropolitana acontece em Brasília até a próxima sexta-feira (23). O evento integra uma etapa do projeto governança federativa metropolitana, que tem como objetivo fortalecer a gestão integrada das áreas metropolitanas brasileiras, promovendo a articulação entre os entes federativos e impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável.

A iniciativa reúne encontros, estudos técnicos e a mobilização de atores locais e regionais, criando um espaço de troca de experiências e construção conjunta de soluções para os desafios metropolitanos. Ao final do evento, será elaborado um documento com uma perspectiva regional sobre áreas metropolitanas de forma a contribuir para uma proposta de agenda sobre as áreas metropolitanas, com o intuito de convidar diferentes países a apresentarem uma resolução na Assembleia das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.


Leia mais sobre: / / / Geral