O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), lançou o Plano Nova Mobilidade, nesta sexta-feira (7). Entre as melhorias propostas no planejamento, a abertura de mais vagas rotativas em estacionamentos de rua em setores comerciais e o desenvolvimento das ações já anunciadas para a fluidez no trânsito da capital.
Atualmente, Goiânia ocupa a 6ª posição entre as capitais brasileiras com a maior frota veicular, nesse sentido, equipes de mobilidade estudaram alternativas para redução de congestionamentos e melhores condições de estacionamento na cidade. “Teremos um estacionamento rotativo digital com a abertura de 6 mil vagas iniciais, começando pelo Centro e Campinas, chegando a 18 mil vagas. Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”, afirmou o prefeito.
O projeto Nova Mobilidade prevê ainda a restrição de estacionamento em áreas críticas, regulação de carga e descarga, ajustes geométricos em cruzamentos, melhoria na sinalização horizontal e vertical, e a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para coordenar operações de tráfego e transporte.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) propôs novas medidas que preveem, em caráter de urgência, as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias de gestão do prefeito Sandro Mabel. O novo documento revoga o decreto nº 2.534, de 2 de julho de 2024 e a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) terá o prazo de 180 dias para atualizar o plano de mobilidade na capital.
Nova Mobilidade
Segundo a SET, a Nova Mobilidade busca a redução dos congestionamentos, conflitos no trânsito e tempo de deslocamento da população; tornar o transporte coletivo atrativo, com ênfase na acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência dos serviços. Além de foco na promoção de melhorias e acessibilidade das calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas e incentivo à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte público coletivo.
Com o processo de reestruturação do sistema de transporte coletivo, estão sendo implementadas também fontes de dados (data lake) para armazenar informações, sistemas de AVL (Automatic Vehicle Location), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento (ônibus, terminais e estações), semáforos e dados de telemetria. Essa base de dados permitirá a análise integrada e fundamentada da operação de trânsito e do transporte público em tempo real.
Fluidez nas vias
O programa de desobstrução das vias arteriais tem como foco inicial dez principais vias da cidade: Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85, e Avenida T-10.
O trabalho para a desobstrução das vias envolve engenharia de tráfego e de operação e fiscalização do trânsito veicular com revisão de tempos semafóricos, sinalização de conversão livre à direita, restrição de estacionamentos e operações de carga.
O plano também conta com a implantação de faixas exclusivas para transporte público, sinalização aprimorada para reduzir pontos de conflito, restrição de alocação de equipamentos (caçambas, tachões, betoneiras etc.) nas vias, ampliação do número de faixas de tráfego, dentre outras ações. A iniciativa tem como objetivo promover um aumento na velocidade média do transporte coletivo, ou seja, o usuário vai conseguir se deslocar de forma mais rápida e eficiente pela cidade.
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