O programa que institui novas diretrizes de trânsito e mobilidade de Goiânia foi publicado pela Prefeitura no Diário Oficial do Município, por meio do Decreto nº 1.061/2025, na última segunda-feira (17). Anunciada há dez dias pelo prefeito Sandro Mabel, a iniciativa estabelece diretrizes para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na cidade, prevendo a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica, além de medidas para otimizar o transporte coletivo.
O Programa Nova Mobilidade, como foi nomeado pela nova gestão, prevê que já nos primeiros 100 dias de implementação, sejam criadas faixas preferenciais de ônibus, a conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados e a modernização do sistema semafórico. A medida também prevê a realização de uma campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Novidades previstas
Além dos planos já anunciados no programa, a prefeitura ainda pretende criar a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que prevê a otimização da gestão do trânsito e do transporte público, que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real. A estrutura contará com imagens de câmeras, radares e semáforos, além da plataforma Google Waze for Cities.
Outra ação prevista é a implantação do conceito de “metronização”, que trará aos ônibus características operacionais semelhantes às dos sistemas de transporte ferroviário, garantindo maior previsibilidade nos deslocamentos.
De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, Tarcísio Abreu, a prioridade será a otimização e agilidade do transporte coletivo na capital. “Estamos comprometidos em priorizar o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, afirmou Tarcísio.
Para viabilizar as ações, se necessário, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) firmará parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas do setor privado. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.
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