21 de março de 2025
Oficializado • atualizado em 18/02/2025 às 16:19

Programa que institui novas diretrizes no trânsito e mobilidade de Goiânia é publicado no Diário Oficial

O Nova Mobilidade prevê a criação de faixas preferenciais de ônibus, a conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados e a modernização do sistema semafórico nos 100 primeiros dias de gestão
O Programa Nova Mobilidade foi anunciado há dez dias pelo prefeito Sandro Mabel. Foto: Alex Malheiros
O Programa Nova Mobilidade foi anunciado há dez dias pelo prefeito Sandro Mabel. Foto: Alex Malheiros

O programa que institui novas diretrizes de trânsito e mobilidade de Goiânia foi publicado pela Prefeitura no Diário Oficial do Município, por meio do Decreto nº 1.061/2025, na última segunda-feira (17). Anunciada há dez dias pelo prefeito Sandro Mabel, a iniciativa estabelece diretrizes para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na cidade, prevendo a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica, além de medidas para otimizar o transporte coletivo.

O Programa Nova Mobilidade, como foi nomeado pela nova gestão, prevê que já nos primeiros 100 dias de implementação, sejam criadas faixas preferenciais de ônibus, a conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados e a modernização do sistema semafórico. A medida também prevê a realização de uma campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Novidades previstas

Além dos planos já anunciados no programa, a prefeitura ainda pretende criar a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que prevê a otimização da gestão do trânsito e do transporte público, que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real. A estrutura contará com imagens de câmeras, radares e semáforos, além da plataforma Google Waze for Cities.

Outra ação prevista é a implantação do conceito de “metronização”, que trará aos ônibus características operacionais semelhantes às dos sistemas de transporte ferroviário, garantindo maior previsibilidade nos deslocamentos.

De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, Tarcísio Abreu, a prioridade será a otimização e agilidade do transporte coletivo na capital. “Estamos comprometidos em priorizar o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, afirmou Tarcísio.

Para viabilizar as ações, se necessário, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) firmará parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas do setor privado. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.


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