O nome de Velomar Rios (MDB) cresce em uma nova rodada da pesquisa contratada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo Instituto SERPES sobre a disputa pela prefeitura de Catalão. Divulgada nesta segunda-feira (4), a pesquisa revela um crescimento forte de Velomar com 11,7% das intenções de voto em relação ao levantamento anterior, realizado no dia 18 de janeiro.
Na nova sondagem, Velomar que possui 47,4% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada se destaca com uma diferença de 32,4% a mais da preferência do eleitorado em relação ao segundo colocado, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) com 15,0%, e em seguida, Elder Galdino (MDB) com 8,5%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%
O primeiro cenário da pesquisa estimulada também cita as colocações de Renato Ribeiro (PL) com 4,%, Maria de Moura (PT) com 3,0%, Nelson Fayad (Sem partido) com 2,7% e ismael Calom (PSOL), com 0,7%. Nesse primeiro cenário 4,5% dos entrevistados afirmaram que anulariam o voto ou não votaria e 14,7% não se decidiram.
A pesquisa destaca que, apesar de mais de 14% dos eleitores ainda não terem decidido, Velomar solidifica-se como o nome a ser batido nas eleições que se aproximam. Vale lembrar que, em janeiro, ao Diário de Goiás, o político afirmou que não cogitava ser pré-candidato e a motivação seria pelo fato de o grupo já ter um pré-candidato já definido, Nelson Fayad (Sem partido), que na nova pesquisa apresentou uma baixa performace.
Já em um segundo cenário, onde o pré-candidato Nelson Fayad não foi incluído Velomar Rios também aparece numa situação privilegiada com 50,4% das intenções de voto, seguido por Gustavo Sebba que aparece na segunda colocação, com 16% da intenção dos votos. Em seguida está Elder Galdino com 10,0% e Renato Ribeiro 4%. Nesse segundo cenário 4,2% dos entrevistados afirmaram que anulariam o voto ou não votaria e 15,2% não se decidiram.
Sem Velomar na disputa, Gustavo Sebba lidera em Catalão com 22,9%, em um terceiro cenário seguido pelo agropecuarista Elder Galdino, que salta de 8,5% (cenário 1) para 15,5%. Renato Ribeiro chega a 11%. Já Nelson Fayad aparece com 9,5% das intenções de voto. Nesse terceiro cenário 8,7% dos entrevistados afirmaram que anulariam o voto ou não votaria e 32,4% não se decidiram.
Em um quarto cenário, onde o nome do pré-candidato Gustavo Sebba não aparece a situação de Velomar Rios fica ainda mais confortável: ele aparece com mais de 55% das intenções de votos. Em seguida aparece Elder Galdino com 11,0%, seguido por Renato Ribeiro com 4,7% e Nelson Fayad com 4,5%. Nesse quarto cenário 6,0% dos entrevistados afirmaram que anulariam o voto ou não votaria e 18,7% não se decidiram.
Por fim, a pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos sete pré-candidatos. Gustavo Sebba lidera a rejeição com a rechaça de mais de 18% do eleitorado, em seguida está Nelson Fayad, com repulsa de 13,2% do eleitorado. No total 54,1% dos entrevistados não rejeita ninguém e 3,7% não se decidiram.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de fevereiro e 1ª de março e entrevistou 401 eleitores de vários bairros da cidade de Catalão, incluindo ainda, os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. Devidamente registrada no TRE com protocolo de nº 09447/2024.
Confira o comparativo das duas pesquisas contratadas pelo Blog do Badiinho e realizadas pelo Instituto SERPES:
Leia mais sobre: Catalão / Eleições 2024 / Pesquisa; / Serpes / Catalão / Política