07 de agosto de 2024
Eleições 2024

Em Catalão, Velomar mantém diferença de 26,9 pontos contra Galdino, diz pesquisa Contatos

Resultado aponta uma maior vantagem de Velomar em relação ao resultado apontado na pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro
Na pesquisa estimulada, Velomar obteve 47,7% das intenções de voto. (Foto: Divulgação).
Na pesquisa estimulada, Velomar obteve 47,7% das intenções de voto. (Foto: Divulgação).

O nome de Velomar Rios (MDB) também lidera na pesquisa contratada pela Rádio Nova Liberdade FM e realizada pelo Instituto Contatos. Na estimulada, o pré-candidato obteve 47,7% das intenções de voto na modalidade estimulada. Em seguida está Elder Galdino (Republicanos), com 20,8%, seguido por Renato Ribeiro (PL), com 14,1%. Maria Moura (PT), alcançou 2,0% das intenções, e Ismael Calon ( PSOL), que não pontuou. Nesse cenário, 8,8% afirmaram estarem indecisos e 6,2% não votariam em nenhum.

A pesquisa realizada nos dias 25 e 26 de abril, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o número de identificação GO-04548/2024. Foram entrevistados 383 eleitores em Catalão e também nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O resultado aponta uma maior vantagem de Velomar em relação ao resultado apontado na pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro Objetiva (Registro GO-09283/2024), divulgada na última segunda-feira (29).

Estimulada para prefeito de Catalão:

Fonte: Pesquisa Instituto Contatos

Pesquisa espontânea

Segundo pesquisa espontânea, em que o eleitor responde sua opinião sem a sugestão de nomes, o pré-candidato Velomar também lidera com 36,8% dos votos. Já o pré-candidato Elder Galdino aparece com 16,19% dos votos e o pré-candidato Renato Ribeiro (PL) possui 10,7% de aprovação. A diferença entre os primeiros é de 20,61 pontos percentuais.

Ainda no cenário da pesquisa espontânea, sem figurar entre os pré-candidatos, estão Gustavo Sebba com 3,1%, e Adib Elias (MDB) com 2,61%, novamente o atual prefeito que apoia a candidatura de Velomar, mas que foi lembrado pela pequena parcela do eleitorado. Jamil Calife registrou 1,5%, Cláudio Lima 1,0% e Jair Humberto (0,7%). Outros nomes lembrados foram, Nelson Fayad com 0,5%, João do Posto com 0,2% e Leovil, com 0,2%.

No total, 14,1% não souberam nenhum nome para escolher, 7,3% afirmaram estarem indecisos e 4,7% afirmaram que não votariam em ninguém.

Espontânea para prefeito em Catalão:

Fonte: Pesquisa Instituto Contatos

Rejeição

Por fim, a pesquisa também avaliou o índice de rejeição, no qual aponta Elder Galdino com 18,8% do índice de reprovação, em seguida está Velomar Rios com 16,9%. A diferença entre eles está dentro da margem de erro. Já Maria Moura pontua 13,5% de rejeição e em seguida está Renato Ribeiro com 6,7% e Ismael Calon com 6,5%.

Rejeição para prefeito de Catalão:

Fonte: Pesquisa Instituto Contatos

Pesquisas anteriores

Uma pesquisa divulgada no dia 18 de janeiro, contratada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo Instituto SERPES, apontou que em Catalão, a disputa pela prefeitura tem a liderança de Velomar Rios (MDB) com 35,7% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) possuía 13,7%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.

Já a segunda rodada revelou um crescimento forte de Velomar com 11,7% das intenções de voto em relação ao levantamento anterior. Divulgada no dia 4 de março, o levantamento apontou que Velomar possuía 47,4% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) com 8,5%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Por último na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB) e divulgada na última segunda-feira (29), Velomar Rios também aparece em primeiro com 40,7% das intenções de voto. Em segundo, está Elder Galdino, com 33,7% das intenções de voto. Em seguida, bem atrás, está Renato Ribeiro com 5,0% e Professora Maria Moura com 1,5%. Nesse cenário, 6,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 12,5% não souberam responder. A margem de erro de 5% e confiabilidade de 95%. Devidamente registrada no TRE com protocolo de n°09283/2024.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa contratada pela Rádio Nova Liberdade FM e realizada pelo Instituto Contatos foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o número de identificação GO-04548/2024. O questionário foi realizado com 383 eleitores, por gênero, idade, escolaridade e nível econômico, em Catalão e também nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, nos dias 25 e 26 de abril. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.


(Colaborou na redação: Elysia Cardoso)


Leia mais sobre: / Catalão / Cidades / Política

Comentários