22 de dezembro de 2024
Política

Eleições primárias na Argentina definem quem disputará as eleições em outubro

As primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO) funcionam como uma grande pesquisa eleitoral, pois todos os partidos e alianças devem participar e obter pelo menos 1,5% dos votos válidos para se qualificar para as eleições gerais
Bandeira da Argentina - Foto: Divulgação
Bandeira da Argentina - Foto: Divulgação

Nesse domingo (13/08), os argentinos participaram das eleições primárias nacionais, que definiram os candidatos que concorrerão às eleições gerais de outubro, nas quais serão escolhidos o presidente, 24 senadores e 130 deputados.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. As primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO) funcionam como uma grande pesquisa eleitoral, pois todos os partidos e alianças devem participar e obter pelo menos 1,5% dos votos válidos para se qualificar para as eleições gerais.

Leia também: Presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se reúnem para a 62ª Cúpula do Mercosul

Com informações da Agência Brasil e a agência pública de notícias Télam, as PASO exigem uma logística igual às eleições gerais, com o transporte de urnas, a designação de autoridades de mesa e a organização dos locais de votação. Cerca de 35,4 milhões de eleitores argentinos estavam habilitados a votar em mais de 17 mil centros eleitorais em todo o país.


Leia mais sobre: / Mundo / Política / Variedades