Categorias: Brasil

Dilma: recebi mandato para continuar fazendo mudanças

A senadora e líder ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir o ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma, o que gerou críticas do PT, de movimentos sociais e do próprio PMDB, que a considera uma neófita no partido.

Brasília – Poucas horas depois de confirmar sua nova equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff afirmou que recebeu seu segundo mandato para “continuar fazendo mudanças”, colocou entre suas prioridades a “estabilidade econômica” e prometeu dar atenção especial à relação com movimentos sociais. “Vou priorizar a inclusão social, emprego, o acesso à educação, garantia de direitos, a estabilidade política e econômica, o investimento em infraestrutura, a modernização do País e a elevação da renda do povo brasileiro”, declarou Dilma, ao participar da terceira Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Brasília.

Dilma disse ainda que em cada uma dessas áreas a chamada economia solidária dará uma contribuição. Quando concluiu seu discurso, Dilma desceu do palco para cumprimentar os presentes. Nesse momento, da parte do fundo da plateia foi levantada uma faixa na qual estava escrito “Reforma agrária popular. Fora Kátia”. Em seguida, parte do público gritou “Kátia Abreu não!”

A senadora e líder ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir o ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma, o que gerou críticas do PT, de movimentos sociais e do próprio PMDB, que a considera uma neófita no partido. A petista encerrou seu pronunciamento dizendo que espera muito das sugestões encampadas dos movimentos e das entidades que participam da Conaes.

“Nós vamos fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários em todo o País. Vamos aprimorar os mecanismos de oferta de crédito para empreendimentos solidários e dar novos passos na regulação da economia solidária”, afirmou. “Nos próximos quatro anos do meu mandato vou estabelecer de forma sistemática um diálogo construtivo e continuado com vocês (movimentos de economia solidária)”, disse, sob aplausos.

Ela aproveitou seu discurso para criticar veladamente a oposição. Referindo-se ao período anterior à chegada do PT ao Palácio do Planalto, Dilma alegou que havia a imagem segundo a qual “os pobres queriam ser pobres porque tinham preguiça”. “E não que era por um processo de exclusão histórico e sistemático, que começa com a escravidão”, concluiu.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Prefeitura de Aparecida de Goiânia pede autorização para empréstimo de R$ 350 milhões

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia solicita a contratação de empréstimo no valor de R$…

13/08/2024

Preso homem suspeito de invadir residência em Caldas Novas e cometer assédio sexual

Na última segunda-feira (12), a Polícia Militar de Caldas Novas prendeu um suspeito de violação…

13/08/2024

Juiz de Silvânia é afastado do cargo após operação comandada pelo Tribunal de Justiça de Goiás

Na manhã desta terça-feira (13), uma operação conjunta do Tribunal de Justiça de Goiás, Ministério…

13/08/2024

Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283, da Voepass fica pronto em 30 dias

A fase inicial da investigação sobre o acidente com o voo 2283, da empresa aérea…

13/08/2024

Em 60 dias, Sandro Mabel realiza cerca de 50 reuniões para elaboração de plano de governo

O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB) visita, há dois meses, bairros da…

13/08/2024

Em Caldas Novas, pesquisa aponta diferença de apenas 7,8 pontos percentuais entre Marra e Magal

Em Caldas Novas, conforme segundo levantamento feito pelo Instituto Direct Pesquisas, que coletou dados entre…

13/08/2024