Sessenta e seis anos separam o deputado federal mais jovem da deputada mais velha eleitos representantes da Câmara nestas eleições. Ícaro de Valmir (PL) tem apenas 21 anos e Luiza Erundina (Psol-SP) já possui 87 anos de idade.
Ícaro foi eleito por Sergipe com 75.912 votos, sendo o segundo deputado federal mais votado do estado, este ano. O rapaz vem de família de políticos e exercerá seu primeiro cargo público. O deputado mais jovem da história de Sergipe afirma que entre suas prioridades está a construção do Hospital do Câncer de Sergipe.
Já a deputada mais velha, Erundina, é também uma antiga conhecida na Câmara. A candidata reeleita do PSOL assumirá seu sétimo mandato. A representante de São Paulo recebeu quase 114 mil votos e em sua carreira política já chegou a assumir cargos importantes pela capital paulista, como prefeita, vereadora e deputada estadual.
Erundina é formada em Serviço Social, tem mestrado em Ciência Sociais e é uma das fundadoras do PT, partido que deixou em 1997. Atualmente, a deputada é atuante em comissões de temas sociais, como Educação, Direitos Humanos e Seguridade Social.
(Com informações da Agência Brasil)
Leia mais sobre: Eleições 2022