07 de agosto de 2024
Dilze Percílio no RH

Dez dicas para bombar a carreira em 2015

Caiu na Rede é Tubarão!!!

 Calmaaaaaa amigos!!! Já vamos retomar as dicas de Carreira, interrompida há um mês, mas é que outros assuntos “atropelaram” as discussões de nosso Blog. Antes de chegar a Quinta Dica, vamos lembrar o que já foi discutido anteriormente:  

  • Primeira Dica: Estamos em um Bom Momento para Procurar Oportunidades de Trabalho.
  • Segunda Dica: Você é um Portfólio de Habilidades ou uma Lista de Lugares e Datas?!
  • Terceira Dica: Você é um Talento ou Joga nas Onze Posições?!
  • Quarta Dica: Quem tem Amigo não Morre Pagão!!!

Na Quarta Dica: Quem tem Amigo não Morre Pagão!!! discutimos estratégias para as Redes de Relacionamento do “mundo real”, incentivando os Executivos a realizarem Encontros de Negócios e Encontros Profissionais, com o intuito de buscar amigos e fazer novos conhecidos, que possam ser indicadores, influenciadores ou decisores de possíveis vagas.

Mas em termos quantitativos o número de amigos e conhecidos no “mundo virtual”, além de ser bem maior que no “mundo real”, os acessos são mais fáceis e rápidos. Por isso, completando as Estratégias para a Rede de Relacionamentos, segue a Quinta dica: Caiu na Rede é Tubarão!

Percebo nos Executivos que eu atendo alguns questionamentos e é a partir dessas dúvidas que irei desenvolver nosso texto de hoje:

  •        Quais redes sociais eu devo usar¿
  •        Como aumento meu número de contatos¿
  •        Mas eu devo usar o facebook para questões profissionais¿
  •        Envio meu Book Profissional para todos s contatos¿

Também em ambiente virtual o ditado “Quem não é visto não é lembrado” se aplica ao processo de recolocação profissional. Será que todos os seus contatos relevantes sabem que você está à procura de novas oportunidades¿ E mesmo que você esteja trabalhando ou não queira muita exposição sobre sua situação de disponível-no-mercado, tenho certeza que para pelo menos 15% dos seus contatos você poderia enviar seu Book e pedir indicações de vaga. E dependendo do tamanho da sua rede, 15% é muiiiiiita coisa!

Então, mãos a obra e trate de atualizar seu perfil, completando todas as informações possíveis, mesmo aquelas que morremos de preguiça, pois quanto mais completo estiver seu perfil, mais sugestões de contatos a rede vai te mandar. Foque o LinkedIn, Facebook, Twitter e Whatsapp.

E não tenha muitos “escrúpulos” na hora de entrar na lista de contatos de seus amigos e ver se tem alguém que faria-a-diferença em sua rede. E lembre-se que seu novo status é profissional-em-processo-de-recolocação, não pense muito em aceitar ou não um novo contato, desde que tenha foto e não tenha aqueles nomes esquisitos de membros do Estado Islâmico, rsrsrsrs. Mas para se proteger, veja as configurações de privacidade que cada aplicativo oferece. No facebook, sugiro que configure para só você postar na sua timeline automaticamente, as demais solicitações serem aprovadas por você. No linkedin, veja quais informações de contato você deixará disponível para todos verem.

Uma vez atualizado o perfil e ampliado o número de contatos em suas redes, é hora de fazer parte de grupos relacionados à sua área e blogs da vagas, como também de customizar o conteúdo para o que chamamos de post-de-trabalho ou post-de-estudos. Sempre negocio com meus executivos uma meta de posts no perfil e de posts em grupos. Aquela self tirada em uma palestra não ajuda muito, mas a foto do palestrante e uma frase de impacto que ele disse, vão mostrar a seus contatos que você está buscando capacitação. O bom dia com foto de bebê é super fofo, mas também não te vende para o mercado, contudo o bom dia seguido de um link sobre como amanheceu a economia depois da alta do dólar, mostra como você está antenado. Some-se a isso fotos e discussões de livros que você está lendo e o checking em entrevistas de emprego, almoços de relacionamento ou na sessão de coaching de recolocação.

Como o linkedin é uma rede profissional, não precisamos nos preocupar sobre o equilíbrio entre posts pessoais e profissionais, mas nas demais redes, essa equalização é fundamental. Minha sugestão é1:3, ou seja, para a cada dois posts da vida pessoal, pelo menos um profissional. Assim, seus amigos não deixam de ler e ainda vão aprender mais sobre o mercado de trabalho. Você não precisa virar robô ou santo de um dia pro outro, aliás, nem deve, pois os RHs que forem olhar seu perfil acharão estranho. Poste tranquilamente sobre você e sua família, mas também coisas mais sérias.

O Zap-zap também pode ser excelente arma de divulgação de informações e indicações de vagas. Mas assim como nas outras redes, é preciso definir em quais grupos participar, seja os que você já participa ou outros que sejam relevantes para serem criados. Dê um tempo no bom dia, boa tarde e boa noite, e utilize sua “cota” diária de mensagens em algo que o ajude no processo de recolocação.

Além de postar e interagir em grupos, você pode e deve enviar seu Book Profissional para seus contatos. Volte na Quarta Dica e faça a classificação de seus contatos em Indicadores, Influenciadores, Decisores e Compradores, e envie para TODOS os Indicadores e Influenciadores.

Disciplina, essa é a palavra de ordem! Se você é um aficionado pelo ambiente virtual (internet e redes sociais) tenha a disciplina de focar o cadastro do currículo no maior número de sites (banco de currículos, empresas de consultoria em RH e empresas que gostaria de trabalhar) e foque nos posts profissionais.

Agora, se você não é muito chegado no mundo virtual, procure seus amigos ou filhos da Geração Y e Z e aprenda com eles a amar os aplicativos! A não viver sem aquele barulhinho e vibração das mensagens que chegam. Sites e redes sociais agora é trabalho. Faça seu crachá de internauta, avise seu companheiro(a) que não é paquera e nem jogar conversa fora.

Bom, chegamos ao meio do caminho…. Já se foram cinco dicas, e vem mais cinco por aí … As próximas três dicas serão dedicadas ao momento mais tenso dos processos seletivos: A ENTREVISTA.

 

Abraços, Dilze Percilio.

Dilze Percilio é Coach de Carreira e Consultora Organizacional, Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Goiás, Diretora Técnica da APOIO Consultoria de Negócios, Membro do Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência, e colaboradora do Diário de Goiás.


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