Só até o mês de abril desse ano, o governo de Marconi Perillo pagou R$ 4,64 milhões em aluguel de imóveis para abrigar setores da administração estadual, segundo mostra reportagem do Jornal O Popular desta segunda-feira (27). Os dados são da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Em 2012, foram empenhados R$ 12,5 milhões para locação, de acordo com a reportagem, assinada por Fabiana Pulcineli, sendo que, pelo menos R$ 10 milhões já foram pagos. Em contrapartida aos gastos com locação, a administração lançou, em maio, edital para venda de áreas públicas, com o objetivo de arrecadar R$ 25 milhões.
Veja o texto na íntegra, disponível no site do Jornal:
Governo gasta mais com aluguel
Administração já gastou mais de R$ 4 milhões com locação de imóveis esse ano. Em 2012, total pago ultrapassou os R$ 10 milhões
Fabiana Pulcineli
27 de maio de 2013 (segunda-feira)
O secretário estadual de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, diz que o Estado estuda a possibilidade de criar um fundo imobiliário e reduzir gastos com aluguel com a construção de um novo centro administrativo, no Setor Vila Nova, em Goiânia.
Ele afirma que nenhuma das áreas prestes a serem vendidas no Estado teria capacidade para abrigar estruturas do governo que necessitam alugar imóveis. “Nós gastamos muito mesmo (com aluguel). Não tem jeito. A solução é construir um novo prédio para órgãos do Estado”, diz.
Ao comentar o contrato no valor de R$ 4,6 milhões da Secretaria da Saúde, Vecci afirma que a pasta, assim como outros órgãos do Estado, estão em locais “velhos, apertados e sem instalações adequadas”.
A intenção do governo é utilizar a área do Instituto de Educação, que tem 50 mil metros quadrados, para construir o novo centro administrativo. O governador Marconi Perillo (PSDB) inclusive citou o prédio como uma das obras prioritárias para o governo até o próximo ano.
“Só não estamos falando muito a respeito porque depois reclamam que se promete e depois não se faz. Mas estamos avançando no projeto”, disse Vecci.
Segundo ele, o amplo estudo feito pela Segplan sobre os imóveis do Estado selecionou aqueles que podem ser aproveitados de alguma forma pelo governo e que a lista para alienação não inclui nenhum que poderia ser utilizado pela gestão.
Segplan tem autorização para vender 41 áreas
O governo estadual já lançou edital de cinco áreas públicas, mas tem autorização da Assembleia Legislativa para vender um total de 41. A intenção é arrecadar, até 2014, R$ 720 milhões, segundo informações repassadas em dezembro do ano passado, quando o projeto de lei foi enviado ao Legislativo.
O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, ressalta que há destinação específica para todos os recursos obtidos com venda das áreas, para projetos e obras previstos no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), elaborado pela Segplan em agosto de 2012.
A primeira concorrência, do tipo maior lance, terá envelopes abertos em 17 de junho.
A principal polêmica é sobre a intenção de venda da área do Batalhão Anhanguera, no Setor Marista, em Goiânia. Ainda não há previsão de quando serão lançados os editais para alienação das demais áreas.