Com obras em estágio final, o Centro de Referência em Ortopedia e Fisiatria de Goiânia (CROF) volta a funcionar para atendimentos ambulatoriais em ortopedia e fisioterapia. A unidade retomou os acompanhamentos especializados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, desde a última quinta-feira (6).
O CROF tem capacidade para 600 atendimentos semanais em ortopedia e fisioterapia, incluindo consultas, exames, terapias e pequenos procedimentos. Apesar do serviço ambulatorial ter sido retomado, os atendimentos ortopédicos de urgência e emergência continuam sendo encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Assim sendo, quem precisar de atendimento ortopédico de urgência e deve se direcionar para uma das UPAs especializadas: Noroeste, Jardim América, Itaipu e Novo Mundo. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, o redirecionamento desse tipo de atendimento gerou a otimização em relação à demanda. “A descentralização do atendimento de urgência e emergência em ortopedia, com quatro diferentes pontos de assistência à população, permitiram um aumento de 28% nos atendimentos da especialidade nos últimos 30 dias”, explicou o secretário.
Somente atendimentos ambulatoriais
A partir disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, optou por manter somente os atendimentos ambulatoriais na unidade. Os pacientes serão encaminhados para tratamentos de fisioterapia, traumatologia e ortopedia geral e especializada no CROF mediante encaminhamentos das unidades da rede de atenção básica direcionados pelo Complexo Regulador Municipal.
“O primeiro acesso é realizado por meio de encaminhamento enquanto os retornos e/ou consultas seguintes são agendados na própria unidade. Os pacientes já estão sendo atendidos no CROF conforme horário agendado na especialidade que ele precisa”, destaca a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Maria Claudia Honorato.
Reforma
De acordo com a SMS, a reforma do CROF está em estágio final, com 92% das obras concluídas. “Ainda falta finalizar o Centro Cirúrgico e intervenções pontuais na rede elétrica, mas, como o contrato com a empresa responsável pela obra foi suspenso por recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) optamos pela retomada dos atendimentos nas instalações que já estão concluídas”, explicou Luiz Pellizzer.
A reabertura do centro de referência permitiu ainda economia do aluguel pago pela secretaria pelo imóvel onde os atendimentos ambulatoriais eram realizados durante o período de obras na unidade. “O contrato de aluguel estava próximo do vencimento, e com a realocação dos atendimentos para a sede própria, vamos economizar R$ 20 mil mensais”, pontuou a superintendente de Gestão .
O CROF conta com equipe multidisciplinar especializada na reabilitação de pacientes e está localizado na Rua 17, número 18, no Setor Aeroviário.
Leia mais sobre: SMS de Goiânia / Cidades / Goiânia

