O corpo do turista norte-americano Raul Jiménez, de 30 anos, desaparecido na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, desde o último sábado (28), foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMG), nesta quarta-feira (1). O rapaz foi achado na base do salto Raizama, no segundo desnível da cachoeira.
As buscas, que duraram 5 dias, começaram no sábado, quando o grupo de turistas foi surpreendido por uma cabeça d’água, que é quando o volume de água do rio sobe repentinamente. Os amigos conseguiram escapar, mas Raul foi levado pelo rio e desapareceu.
Dos cinco turistas do grupo na cachoeira, três conseguiram nadar até uma das margens e se abrigar em um local seguro. Um terceiro integrante do grupo também conseguiu sair da correnteza, mas ficou ilhado e só foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar por volta das 23 horas de sábado, devido ao difícil acesso à região.
A operação utilizou drones com câmeras térmicas, mergulhadores e cães farejadores de resgate. Ao todo, foram cerca de 40 bombeiros empenhados na busca da vítima, além de guias do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS), apoio da prefeitura de Alto Paraíso de Goiás e equipes dos Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal (GBS), que chegaram para auxiliar, na manhã de hoje.
Com informações do Metrópoles