O Estado de Goiás agora conta com 19 cidades com sinal de internet 5G ativado. A nova tecnologia permite velocidade de navegação mais rápida e maior conectividade. A inovação chega um ano após liberação do sinal no Brasil, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Atualmente, Goiás possui cerca de 380 antenas instaladas com sinal ativo da internet 5G. A conquista é resultado da parceria entre Estado e municípios para atração de operadoras e adequação da legislação para instalação de antenas.
LEIA TAMBÉM: Anatel autoriza ativação de 5G em Goiânia, Aparecida e mais 80 cidades goianas
Cidades contempladas
A partir de agora, os moradores das 19 cidades, contemplando as regiões Sul, Norte, Centro e Leste de Goiás, poderão usufruir dos benefícios do 5G. Os municípios beneficiados são: Água Lindas de Goiás; Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Aparecida de Goiânia; Caçu; Caldas Novas; Campinorte; Catalão; Formosa; Goiânia; Goiatuba; Gouvelândia; Itumbiara; Luziânia; Mara Rosa; Novo Gama; Pires do Rio; Rio Verde e Valparaíso de Goiás.
Além das 19 cidades goianas que possuem sinal de 5G ativo, a Anatel liberou, no mês passado, a ativação do sinal em outros 82 municípios. A lista de cidades que estão liberadas para usar o 5G, assim como a legislação pertinente e o passo a passo para prefeituras estão disponíveis no site do Governo de Goiás.
Regulamentações
A liberação e regulamentação do sinal de internet 5G em Goiás é estabelecida pela Lei Estadual nº 21.774. A Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel, aprovada em janeiro deste ano, traz diretrizes para a correta e padronizada implantação da quinta geração da internet.
De acordo com o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, a medida possibilita uma harmonia entre as regras vigentes para acelerar o processo de interesse das operadoras para investirem em um Estado “mais moderno, resolutivo e menos burocrático”.
O processo depende do interesse das operadoras, que devem apresentar ao poder público um projeto de implantação, além da emissão de licenças, entre outras etapas. As empresas vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G, Claro, TIM e Vivo, podem oferecer o serviço aos seus clientes. Para ter o acesso, o usuário precisa ter um aparelho de celular habilitado para a nova tecnologia e estar na área de cobertura.
Leia mais sobre: Cidades