13 de novembro de 2024
Clima • atualizado em 03/09/2024 às 16:29

Com umidade do ar abaixo dos 12% e onda de calor, Inmet emite alerta vermelho para Goiás

O mapa do Inmet indica perigo potencial para aumento das temperaturas e grande perigo para a baixa umidade, em todo o Estado
O mapa do Inmet indica grande perigo para baixa umidade em Goiás. Foto: Reprodução/Inmet
O mapa do Inmet indica grande perigo para baixa umidade em Goiás. Foto: Reprodução/Inmet

Com nova onda de calor, Goiás atingiu, neste início de setembro, umidade relativa do ar semelhante a de clima desértico. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o Estado, que nesta tarde de terça-feira (3) chegou a umidade abaixo dos 12% e temperaturas com 5ºC acima da média prevista para o período do ano.

No mapa do Inmet, Goiás aparece com perigo potencial para onda de calor e grande perigo para a baixa umidade. O instituto categoriza os avisos em três níveis: amarelo para “perigo potencial”, quando a umidade varia entre 30% e 20%; laranja para “perigo”, quando a umidade varia entre 20% a 12% e vermelho para “grande perigo”, quando fica abaixo dos 12%.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de umidade relativa do ar considerado ideal é entre 50% a 60%, abaixo disso pode trazer riscos à saúde. O alerta do Inmet traz o aviso de risco aumentado para ocorrência de incêndios florestais e à saúde respiratória.

Previsão do tempo

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que a onda de calor deve permanecer em Goiás por cerca de 10 dias, aumentando as temperaturas em 2ºC a 5ºC acima da média esperada para este período do ano. Nas regiões Oeste e Norte do Estado as máximas podem chegar aos 39ºC.

Na capital, a máxima prevista para a próxima quarta-feira (4) é de 36ºC. De acordo com o Prognóstico de Risco de Incêndio para Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), todos os parques e reservas ecológicas estaduais estão em alerta máximo e risco alto para queimadas.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado